Realizada em homenagem ao Mês da Mulher, a ação aconteceu na loja do Tenda Atacado de Vila Galvão - Guarulhos e viabilizou exames de mamografia e ultrassom diagnóstico para 440 mulheres em situação de vulnerabilidade social. A ação "Mulheres Amigas" foi realizada com recursos oriundos do "Programa de Arrecadação de Troco" da Droga Raia, "Programa Troco Generoso" do Tenda Atacado e porcentagens de venda dos "Pink Products“ comercializados pelas empresas de beleza Clinique, Jo Malone e La Mer em outubro de 2018.
Graças à possibilidade de realização de ultrassom para esclarecimento diagnóstico não houve nenhum exame inconclusivo (resultado Bi-rads zero).Todos os casos que demandaram acompanhamento em 6 meses (Bi-rads3), assim como os casos que necessitaram de biópsia (Bi-rads4eBi-rads5) foram encaminhados à Secretaria de Saúde de Guarulhos, que realizou o acompanhamento das pacientes e o agendamento de exames complementares, via sistema de regulação.
Realizada como parte das atividades da Américas Amigas na campanha “Olhar do Bem 2109”, a ação “Mulheres Amigas no Outubro Rosa” ocorreu de 1º a 31 de outubro em municípios da Grande São Paulo e viabilizou exames de mamografia e ultrassom diagnóstico para 1.865 mulheres em situação de vulnerabilidade social, além de prover as consultas e biópsias para os casos necessários.Os atendimentos oferecidos na Unidade Móvel do Hospital de Câncer de Patrocínio Dr. José Figueiredo, foram realizados com recursos do "Programa de Arrecadação de Troco" da Droga Raia. A ação também contou com parcerias, apoios e a atuação de voluntários, fundamentais para o sucesso da campanha e o número recorde de mulheres atendidas.
TODAS AS MULHERES TIVERAM SEUS EXAMES LAUDADOS E ENTREGUES NO MESMO DIA DO ATENDIMENTO NA CARRETA
A realização de ultrassonografia para esclarecimento diagnóstico contribuiu para que não houvesse emissão de laudo com resultado inconclusivo (Bi-rads zero);As mulheres com laudos (Bi-rads 3) foram instruídas a procurarem a UBSs em que recebem atendimento e apresentarem exame e laudo ao médico da Atenção Básica;Os casos que demandaram consulta com mastologistas e/ou biópsias (Bi-rads 4 e Bi-rads 5) foram encaminhados à serviços de parceiros (UNIFESP, FLEURY e EINSTEIN). Cinco pacientes, entre as 41 encaminhadas, realizaram biópsia em hospitais públicos de referência;
Os casos confirmados de câncer de mama foram referenciados para tratamento, via Rede Hebe Camargo.
Programada para acontecer no Mês da Mulher, e beneficiar as populações de Carapicuíba, Guarulhos, Embu das Artes, Mogi das Cruzes e Suzano, a campanha foi interrompida no início da 3ª semana em razão da pandemia de COVID 19.
Apesar da interrupção prematura, até o dia 17 de março, 724 mulheres receberam atendimento na Unidade Móvel do Hospital de Câncer de Patrocínio, onde realizaram exames gratuitos de mamografia e ultrassonografia.
Todas as pacientes receberam o laudos dos exames no mesmo dia em que foi realizado o atendimento.
Pacientes com laudos Bi-rads 3 foram instruídas a marcarem consultas em UBSs próximas às residências. Pacientes com laudos Bi-rads 4 foram encaminhadas ao Serviços de Mastologia da UNIFESP, onde foram atendidas por médico especialista e realizaram biópsia, quando necessário.
Nossos agradecimentos à Droga Raia, parceiros, voluntários e a todos que nos apoiaram em mais esta ação! Agradecemos também aos médicos do Centro de Diagnóstico Avançado da Mulher (Fleury) , aos médicos do Ambulatório de Mastologia da UNIFESP e aos médicos do Hospital Municipal Santa Catarina pelas consultas e realização de biópsias ou exames complementares, após o atendimento na Unidade Móvel.
Juntos contribuimos para mudar o cenário do câncer de mama na Grande São Paulo.