Doação de Exames
voltar ao blog
16.7.2025

Esperança sobre as águas: as ações fluviais da Américas Amigas em parceria com a Marinha do Brasil

Levar cuidado e prevenção para regiões remotas do Brasil exige mais do que empenho, exige presença. Por isso, em 2025, a Américas Amigas, em parceria com a Marinha do Brasil, realizou quatro grandes ações fluviais nos navios NAsH Dr. Montenegro e NA Pará, para levar diagnóstico precoce do câncer de mama para mulheres ribeirinhas e indígenas da região amazônica.

Primeira parada: uma jornada com o Navio Auxiliar Pará

A primeira ação fluvial de 2025 foi realizada em janeiro a bordo do Navio Auxiliar Pará, que percorreu quatro municípios: Antônio Lemos, Afuá e Breves localizados nos estados do Pará e Santana no Amapá. Durante os 11 dias de expedição, 284 pessoas foram assistidas, somando 1.136 atendimentos que incluíram mamografias, exames complementares de mamografia e atendimentos de acolhimento.

Na iniciativa, seis mulheres com exames suspeitos para câncer de mama foram incluídas no Programa de Navegação de Pacientes da ONG e passaram a receber acompanhamento com mastologistas e realizar exames adicionais, todos financiados pela organização — um cuidado que continua mesmo após a partida do navio, garantindo continuidade no atendimento.

Navio de Assistência Hospitalar Dr. Montenegro: navegando vidas pela Amazônia

Entre fevereiro e junho, o Navio de Assistência Hospitalar Dr. Montenegro navegou pelos rios da Amazônia para levar atendimento médico a regiões ribeirinhas. A expedição passou por oito municípios do Amazonas — Carauari, Eirunipé, Itapiranga, Juruá, São Sebastião do Uatumã, Silves, Tefé e Urucurituba, — e por quatro no Acre, Cruzeiro do Sul, Marechal Thaumaturgo, Porto Walter e Rodrigues Alves.

Durante quase cinco meses, foram realizados mais de 4.748 atendimentos, beneficiando 1.187 pessoas. Os atendimentos incluíram mamografias, ultrassonografias, biópsias e orientações médicas, com foco no cuidado contínuo e humanizado.

A iniciativa reafirma o compromisso de levar saúde de qualidade às populações mais remotas da região Norte, por meio de tecnologia, cuidado especializado e empatia, fundamentais para assegurar o direito à saúde.

O impacto das iniciativas

Somadas, as quatro ações fluviais realizadas pela Américas Amigas revelam um impacto robusto e transformador:

  • 1.471 pessoas assistidas
  • 5.884 atendimentos realizados
  • 21 casos suspeitos identificados e navegados
  • 3 diagnósticos confirmados de câncer de mama, até o momento

Em regiões onde a oferta de serviços médicos é limitada e o transporte fluvial é a única via de acesso, a atuação conjunta da Américas Amigas e da Marinha do Brasil é uma resposta efetiva às desigualdades no acesso à saúde.

Uma jornada de cuidado

Essas missões contam com o comprometimento de profissionais de saúde, voluntários e a estrutura logística da Marinha do Brasil. Em cada etapa, atuamos em sintonia com as comunidades locais, respeitando suas culturas e oferecendo o que há de melhor em acolhimento e atendimento humanizado em saúde.

Neste cenário, o Programa de Navegação de Pacientes da Américas Amigas tem se mostrado fundamental. Por meio do programa, as mulheres com exames suspeitos são acompanhadas de forma individualizada, até o esclarecimento do diagnóstico.

Apoie essa jornada

As ações fluviais da Américas Amigas são fruto da confiança e do compromisso de quem acredita no direito fundamental ao acesso à saúde — seja por meio de recursos, tempo ou engajamento. A cada doação, ampliamos nossa atuação na região amazônica.

Doe. Compartilhe. Navegue com a gente.

Galeria de imagens

No items found.

Veja também

Ações em Carretas: cuidado, acolhimento e esperança em movimento

O câncer de mama é o tipo mais comum entre as mulheres no Brasil e no mundo. No entanto, o acesso aos exames segue sendo um desafio para muitas pessoas em situação de vulnerabilidade social.
saiba mais

Ação Américas Amigas no Complexo do Alemão - RJ

O Complexo do Alemão está localizado na zona norte do Rio de Janeiro, é composto por quinze comunidades e tem população de cerca de 200 mil habitantes.
saiba mais

Mulheres Amigas - Temporada Amazônia 2022

Uma parceria entre a Américas Amigas com a Daiichi Sankyo Brasil, a ação teve início em 8 de março de 2022, e percorreu as regiões norte, nordeste e centro-oeste do país, levando exames gratuitos de detecção e diagnóstico do câncer de mama para cerca de 4 mil mulheres, a partir de 40anos, em situação de baixa renda.
saiba mais