Doação de Exames
voltar ao blog
2.7.2025

Ações em Carretas: cuidado, acolhimento e esperança em movimento

O câncer de mama é o tipo mais comum entre as mulheres no Brasil e no mundo. Apesar dos avanços da medicina, o diagnóstico precoce ainda é o maior aliado para aumentar as chances de cura. No entanto, o acesso aos exames segue sendo um desafio para muitas pessoas em situação de vulnerabilidade social.

É nesse cenário que a Américas Amigas atua: levando saúde, gratuitamente, com qualidade e acolhimento.

No primeiro semestre de 2025, as duas carretas gerenciadas pela Associação percorreram quatro municípios do estado de São Paulo — São Paulo, Hortolândia, Diadema e Potim — e um município de Minas Gerais — Patrocínio —, oferecendo exames de mamografia, atendimento humanizado e informação de qualidade.

A cada parada, uma missão: garantir que mais pessoas tenham acesso à detecção precoce do câncer de mama. A cada atendimento, uma oportunidade real de salvar vidas.

CEU Alvarenga: cuidado que transforma vidas

A primeira iniciativa do semestre aconteceu em março, no CEU Alvarenga, localizado na zona sul da capital paulista. Durante a ação, foram atendidas 349 pessoas resultando em 1.396 atendimentos realizados pela unidade móvel. Além disto, 15 casos suspeitos foram identificados e inseridos no Programa de Navegação de Pacientes da Américas Amigas para investigação diagnóstica dos quais três tiveram diagnóstico confirmado de câncer de mama.

Cada exame representa uma oportunidade de diagnóstico precoce — e, portanto, uma chance real de cura. Vimos de perto histórias de força, escuta e acolhimento.

Hortolândia: mais acesso à detecção precoce

Em abril, a unidade móvel chegou a Hortolândia, na região noroeste do estado de São Paulo, oferecendo atendimento gratuito e humanizado à população. Ao todo, 353 pessoas foram assistidas, resultando em 1.412 atendimentos realizados. Ao final da iniciativa, 23 casos suspeitos foram identificados e encaminhados para acompanhamento com especialistas — desses, três foram confirmados como casos de câncer de mama.

A ação reforçou como o acesso à saúde ainda é um desafio para muitas mulheres — e como a prevenção pode ser decisiva entre a vida e a morte.

Diadema: mobilização pela saúde da mulher

Em maio, a unidade móvel esteve em Diadema, na região do Grande ABC, em ação realizada em parceria com o Hospital de Câncer de Patrocínio (MG). Com o apoio da Prefeitura e da Secretaria Municipal de Saúde, 353 mulheres foram assistidas, resultando em 1.412 atendimentos realizados. Durante a iniciativa, Quatro casos suspeitos foram identificados e três deles já tiveram confirmação de câncer de mama.

Cada gesto de cuidado mostrou que, com informação e estrutura adequadas, é possível salvar vidas todos os dias.

Potim: esperança sobre rodas no Vale do Paraíba

Também em maio, foi a vez de Potim, no Vale do Paraíba, receber a unidade móvel da Américas Amigas, levando acesso à saúde e prevenção à região. Ao todo, 413 mulheres foram assistidas, totalizando 1.780 atendimentos realizados. Durante a ação, foram identificados quatro casos suspeitos de câncer de mama — dois deles já confirmados.

Mais do que exames, a ação levou acolhimento e escuta ativa — revelando que o diagnóstico precoce começa com empatia e com a disponibilidade de olhar o outro com atenção e respeito.

Resultados que impactam vidas

  • 1.468 pessoas assistidas
  • 6.000 atendimentos
  • 46 casos suspeitos encaminhados para investigação (navegados)
  • 9 casos de câncer de mama confirmados

Entre os atendimentos realizados, destacam-se 1.621 mamografias e complementos de mamografias. Ao alcançar diferentes territórios, as ações em unidade móvel são voltadas ao cuidado integral, promovendo acesso a exames de qualidade, realizados com eficiência. Cada iniciativa representa não apenas números, mas a criação de vínculos, confiança e o fortalecimento da rede de saúde local. São vidas cuidadas com responsabilidade, carinho e respeito.

Com você, podemos ir ainda mais longe

A Américas Amigas segue firme no compromisso de levar diagnóstico precoce a quem mais precisa, superando barreiras geográficas e sociais.

Tudo isso só é possível graças ao apoio de doadores, parceiros e voluntários que acreditam em nossa causa.

Quer fazer parte dessa corrente do bem?

Sua doação mantém as carretas em movimento, salva vidas e fortalece a luta contra o câncer de mama.

Doe agora e leve esperança para mais mulheres em todo o Brasil.

🔗 Clique aqui e doe agora

Galeria de imagens

No items found.

Veja também

Ação Américas Amigas no Complexo do Alemão - RJ

O Complexo do Alemão está localizado na zona norte do Rio de Janeiro, é composto por quinze comunidades e tem população de cerca de 200 mil habitantes.
saiba mais

Mulheres Amigas - Temporada Amazônia 2022

Uma parceria entre a Américas Amigas com a Daiichi Sankyo Brasil, a ação teve início em 8 de março de 2022, e percorreu as regiões norte, nordeste e centro-oeste do país, levando exames gratuitos de detecção e diagnóstico do câncer de mama para cerca de 4 mil mulheres, a partir de 40anos, em situação de baixa renda.
saiba mais

Campanha Mulheres Amigas – Março 2020

Apesar da interrupção prematura, até o dia 17 de março, 724 mulheres receberam atendimento na Unidade Móvel do Hospital de Câncer de Patrocínio, onde realizaram exames gratuitos de mamografia e ultrassonografia.
saiba mais