Uma parceria entre a Américas Amigas com a Daiichi Sankyo Brasil, a ação teve início em 8 de março de 2022, e percorreu as regiões norte, nordeste e centro-oeste do país, levando exames gratuitos de detecção e diagnóstico do câncer de mama para cerca de 4 mil mulheres, a partir de 40anos, em situação de baixa renda.
A unidade móvel passou por Palmas (TO), São Luís (MA), Belém(PA), Santarém (PA), Manaus (AM) e foi finalizada em Cuiabá (MT), em junho do mesmo ano. Ao todo foram 95 dias de percurso e 60 dias de atendimento.
A iniciativa inclui também a realização de workshop de dois dias em Belém/PA para treinamento e capacitação de agentes comunitários(as) e enfermeiros(as) da atenção básica de saúde.
Foram 4.742 mulheres atendidas, entre exames e consultas promovidas na carreta, com a realização de 4.374 mamografias
DADOS DA AÇÃO AMÉRICAS AMIGAS NO OUTUBRO ROSA 2023
Procedimentos - 4.742
Mamografias - 4.374
Complementos de Mamografia - 468
Ultrassons Direcionados das Mamas - 405
Pacientes Navegados - 224
Diagnósticos de câncer de mama - 33
Tempo médio entre a suspeita e o esclarecimento diagnóstico - 26 dias
Achados provavelmente benignos que deverão ser acompanhados de 6 em 6 meses por período de 2 anos - 280
Esperança sobre as águas: as ações fluviais da Américas Amigas em parceria com a Marinha do Brasil
Levar cuidado e prevenção para regiões remotas do Brasil exige mais do que empenho, exige presença. Por isso, em 2025, a Américas Amigas, em parceria com a Marinha do Brasil, realizou quatro grandes ações fluviais nos navios NAsH Dr. Montenegro e NA Pará.
Ações em Carretas: cuidado, acolhimento e esperança em movimento
O câncer de mama é o tipo mais comum entre as mulheres no Brasil e no mundo. No entanto, o acesso aos exames segue sendo um desafio para muitas pessoas em situação de vulnerabilidade social.
O Complexo do Alemão está localizado na zona norte do Rio de Janeiro, é composto por quinze comunidades e tem população de cerca de 200 mil habitantes.