26.6.2019

Qual a diferença entre mamografia e ultrassom?

A radiografia é um exame bastante conhecido e utilizado em diversas especialidades da área de saúde. A partir dela, é possível ter uma análise mais detalhada sobre a pessoa: com análise de ossos, músculos e órgãos em geral. É inclusive a base para a mamografia, o principal exame para a detecção precoce do câncer de mama.

Você sabe qual é a diferença entre mamografia e ultrassom das mamas? Confira a seguir todos os detalhes e entenda a importância desses exames para a saúde da mulher.

O que é Mamografia

Este é o exame mais comum para diagnosticar a presença de nódulos ou microcalcificações na mama. O exame deve ser feito anualmente por mulheres acima de 40 anos, como um método de detecção precoce do câncer de mama. Afinal as chances de cura da doença são de até  95% quando ela é detectada precocemente.

O que é ultrassom de Mama

O ultrassom de mama pode ajudar o médico no diagnóstico de anomalias na região mamária. Esse exame é indicado, por exemplo, em pacientes que apresentam mamas radiologicamente densas, ou seja, em mamas em que há uma maior incidência de tecido fibroglandular, o que pode prejudicar a visualização de nódulos pela mamografia.

Essa situação é muito comum, principalmente, em pacientes com menos de 35 anos. Nestes casos o médico poderá utilizar a ultrassonografia para investigar a presença de nódulos ou cistosmamários.  

A ultrassonografia também é indicada sempre que a paciente apresentar alguma alteração no resultado da mamografia. Neste caso, a ultrassonografia funciona como um exame complementar para auxiliar na indicação ou não de biópsia.

Para mulheres de faixas etárias acima dos 35 anos, o exame mais indicado pelos médicos é a mamografia e, caso haja necessidade, o ultrassom das mamas.

Quando devo fazer mamografia?

 É indicado que a mulher faça o exame de mamografia, pelo menos, uma vez por ano, entre 40 e 69 anos. A indicação do exame a partir dos 70 anos fica a critério médico.

Caso no autoexame a paciente perceba um nódulo na mama ela deve procurar um médico imediatamente, pois apenas o profissional poderá indicar a necessidade de exames de diagnóstico de câncer de mama. 

Quando farei mamografia ou ultrassom de mama?

Isso dependerá da análise do médico. Apenas o profissional poderá determinar a necessidade de um, de outro ou de ambos os exames.

Ultrassom e mamografia são caros?

O valor dos exames varia, conforme o local que seja feito, da tecnologia utilizada e do seu plano de saúde. Por exemplo, o Sistema Único de Saúde do Brasil, o SUS, oferece exames de mamografia gratuitamente.

Alguns planos e pacotes podem incluir, ou não, exames de mamografia ou ultrassom de mama.

E se, depois de realizar todos os exames, eu ainda tiver dúvidas sobre a saúde dos meus seios?

 

É importante quetodas as perguntas sejam feitas ao médico ao longo da consulta, pois só elepoderá orientar corretamente.

Galeria de imagens

No items found.

Veja também

4 tratamentos do câncer de mama

Existem quatro subcategorias da doença e, por isso, as providências devem ser tomadas conforme cada caso diagnosticado, para que os tratamentos tenham êxito. É importante lembrar, de antemão, que as respostas aos tratamentos variam de uma mulher para outra, devido aos traços únicos de metabolismo de cada organismo.
saiba mais

O que é metástase?

A metástaseé uma invasão feita por células cancerígenas a outros órgãos do corpo de um indivíduo que, inicialmente, apresentava neoplasia em apenas um órgão. No caso do câncer de mama, por exemplo, o tumor invade até mesmo os tecidos dos pulmões.
saiba mais

Conheça os tratamentos para o câncer de mama em seus 4 estágios

Neste artigo, vamos abordar os tratamentos para câncer de mama para cada um de seus quatro estágios mais comuns de desenvolvimento.
saiba mais