Fundada em 2009, a Américas Amigas é uma Organização da Sociedade Civil (OSCIP) e Entidade Promotora dos Direitos Humanos que combate o câncer de mama.
Tem como missão promover, em território nacional, a queda da mortalidade por câncer de mama para a população em situação de vulnerabilidade social por meio de conscientização, informação e acesso à detecção e ao diagnóstico precoce da doença.
Surgida da união de brasileiros e norte-americanos que perceberam a urgência de se desenvolver um projeto para auxiliar esta população, hoje somos muitos e totalmente engajados em trazer informação, acesso à saúde eesperança de vida à milhares de mulheres.
Nossas ações estão baseadas em três pilares principais:
- Programa de doação de equipamentos e insumos;
- Programa de Capacitação e treinamento;
- Programa de doação de exames
Esses três pilares estão permeados por iniciativas de conscientização e informação sobre a doença.
De 2009 até o presente, a ONG Américas Amigas já doou 23 mamógrafos, beneficiando 16 estados brasileiros.
Hoje nos orgulhamos de ter como parceiras entidades físicas e jurídicas que abraçam a nossa causa e nos ajudam a salvar vidas promovendo a detecção e o diagnóstico precoce da doença que, se descoberta a tempo, tem até 95% de chances de cura.
Em parceria com o Hospital do Câncer de Patrocínio Dr. José Figueiredo (MG), a ONG Américas Amigas tem levado, por meio de uma unidade móvel, a oportunidade da detecção precoce do câncer de mama às mulheres de diversos estados brasileiros.
Além disso, por meio de seu Programa de Treinamento e Capacitação, a Associação já ofereceu mais de 35 mil horas de aperfeiçoamento para profissionais que atuam na área de câncer em instituições públicas e filantrópicas do país e, graças ao seu Programa de Doação de Exames, a Américas Amigas tem possibilitado a detecção e diagnóstico precoce da doença a brasileiras em situação de vulnerabilidade social.
Atuar em todo território nacional em prol da queda da mortalidade por câncer de mama entre a população em situação de vulnerabilidade social, promovendo informação, conscientização e acesso à Prevenção, Detecção e Diagnóstico precoce da doença.
Ser uma OSCIP protagonista na redução da mortalidade por câncer de mama entre a população brasileira em situação de vulnerabilidade social, por meio de métodos tradicionais e tecnologias avançadas que promovam acesso, detecção precoce e diagnóstico da doença.