Pilares de atuação

Nosso trabalho tem como base 3 pilares principais de atuação e nossas ações são desenvolvidas exclusivamente com recursos provenientes de doações, apoios e patrocínios de pessoas físicas e jurídicas.

Trabalho sério e focado.

A missão da Américas Amigas é promover, em território nacional, atividades pela queda da mortalidade por câncer de mama, beneficiando principalmente a população em situação de vulnerabilidade social, por meio da detecção e diagnóstico precoce da doença. Nossas atividades têm como base três programas principais:

  • Doação de Equipamentos e Insumos;

  • Capacitação e Treinamento de Profissionais;

  • Doação de Exames de Detecção e Diagnóstico.

As campanhas de Conscientização e Informação sobre a doença permeiam os nossos pilares de atuação em todas as ações que realizamos de norte a sul do Brasil.
Sabemos que quanto mais mulheres estiverem informadas sobre o câncer de mama e a importância da detecção e do diagnóstico precoce da doença, mais vidas serão salvas.

mascote contra o câncer de mama
mamógrafos
Doação de equipamentos & insumos

Iniciado no ano de 2009, o Programa de Doação de Equipamentos e Insumos visa auxiliar hospitais públicos e filantrópicos a implantarem ou melhorarem serviços de mamografia já existentes .  Dos 23 mamógrafos doados, 20 estão instalados em unidades fixas de norte a sul do país e 3 instalados em unidades móveis, entre as quais a unidade móvel do Hospital de Câncer de Patrocínio –Dr. José Figueiredo e os mamógrafos dos navios Dr. Montenegro e Navio Auxiliar Pará, que levam o acesso à mamografia às populações ribeirinhas do Amazonas e Pará.
Além de mamógrafos, o programa também já beneficiou serviços de saúde de 13 estados com doação de digitalizadores de imagem (CRs), mesa de estereotaxia, impressora dry, kits e sistemas de biópsia a vácuo, periféricos, agulhas de biópsia Core e de mamotomia, filmes para mamografia, entre outros insumos. O número de mamografias já viabilizadas nos mamógrafos doados é de 910 mil no momento, mas esse número aumenta a cada dia, pois os exames são realizados continuamente.

treinamento e capacitação
Capacitação & Treinamento

Implantado no ano de 2012, o Programa de Capacitação e Treinamento visa contribuir para a remodelagem do perfil das equipes que atuam na área de câncer de mama e já viabilizou mais de 24 mil horas de cursos à profissionais de instituições públicas e filantrópicas. Com conteúdos elaborados para aprimorar e desenvolver habilidades voltadas à detecção e diagnóstico da doença, os treinamentos beneficiam profissionais de todo o Brasil, que têm suas despesas com curso, passagem aérea, translado terrestre, hospedagem, alimentação, seguro viagem pagas integralmente pela Américas Amigas. Além do aperfeiçoamento de técnicos com foco na melhora da qualidade técnica da mamografia, o programa também oferece treinamentos para médicos radiologistas e mastologistas, físicos médicos, gestores de serviços de mamografia e profissionais da Atenção Básica, entre os quais médicos, enfermeiros e agentes comunitários de saúde.

mamografias
Doação de exames

Criado em 2016, o Programa de Doação de Exames visa promover o acesso de mulheres em situação de vulnerabilidade social à detecção e diagnóstico precoce de câncer de mama. Os exames doados, que incluem mamografia, ultrassonografia, biópsia Core, mamotomia, análise anatomopatológica, análise imunohistoquímica e teste FISH são realizados em hospitais e clínicas parcerias ou durante as campanhas “Mulheres Amigas”, ações em que os exames são realizados em unidade móvel (carreta) levada a regiões com demanda reprimida ou dificuldade de acesso a esses exames.

Esses três principais programas são permeados por campanhas que acontecem ao longo de todo o ano e promovem informações sobre o câncer de mama e a importância da mamografia, exame que contribui para que a doença seja diagnosticada ainda em estágios iniciais, quando as chances de cura podem chegar a 95%.

Veja como os recursos doados estão sendo aplicados
VEJA NOSSA PÁGINA DE PRESTAÇÃO DE CONTAS

FIQUE POR DENTRO

Acompanhe as novidades do nosso blog
Assine nossa news e receba nossas novidades
Thank you! Your submission has been received!
Oops! Something went wrong while submitting the form.