25.11.2019

O caminho até a cura fica mais leve com o apoio de quem amamos

Insegurança, sofrimento, medo e incertezas são alguns dos sentimentos que podem passar pela cabeça de uma pessoa que recebe o diagnóstico de câncer. Neste cenário a presença de um companheiro para prestar apoio pode ser a chave para acelerar o processo até a cura.

A ABRALE, parceira da Américas Amigas, divulgou a existência de um estudo publicado no Journal of Clinical Oncology (importante publicação norte-americana) que mostrou que, em média, pessoas diagnosticadas com câncer vivem mais se forem casadas ou estiverem em um relacionamento estável, com o apoio do (a) companheiro (a).

Foram analisados 735 mil casos nos EUA e os dados mostraram que os solteiros têm uma tendência 17% maior de que seu câncer chegue à metástase (quando se espalha para além do órgão de origem). Além disso, têm chance 53% menor de receber tratamento adequado. Os pesquisadores dizem que o estudo não deve ser visto como uma exaltação do casamento. Entretanto, serve para lembrar àqueles que têm um parceiro com câncer de que sua participação no tratamento pode fazer muita diferença.

Este ano, entrevistamos 3 casais cujas mulheres enfrentaram o câncer de mama. Confira abaixo os depoimentos:

A Dra. Flavia Sayegh, psicóloga da ABRALE, afirma que, para os pacientes, o fato de ter uma pessoa te esperando voltar para casa após uma sessão difícil de quimioterapia, de ter um companheiro que diga “vou gostar de você mesmo careca” ou uma companheira que entenda a disfunção sexual, certamente podem fazer com que o tratamento seja encarado com mais força e seriedade.

Fonte: INCA / Ministério da Saúde / ABRALE

Galeria de imagens

No items found.

Veja também

31 de Maio - Dia nacional da Saúde e Nutrição

O câncer é uma doença que não tem uma única causa, é multifatorial. E os chamados fatores de risco podem ser internos (como mutações genéticas, hormônios) e externos (medicamentos, alimentação, estilo de vida, sobrepeso e obesidade).
saiba mais

Câncer de mama tem cura

A detecção precoce é um dos métodos mais eficientes utilizados para o diagnóstico do câncer. Isso porque, quando o câncer de mama é detectado precocemente, as chances de cura da doença são de até 95%.
saiba mais

O Novembro Azul na batalha contra o Câncer de Próstata

O câncer depróstata é o segundo tipo de câncer que mais mata homens no Brasil, ficandoatrás apenas do câncer de pulmão. O que traz ainda mais preocupação é que,mesmo com esse dado alarmante, a maioria dos homens não fala sobre o assunto,nem mesmo busca se prevenir da doença.
saiba mais