Blog

Na luta contra o câncer de mama, a melhor arma é a informação.

Faça sua busca no nosso blog.
28/11/2018
Mitos e Verdades

Quando o assunto é câncer surgem tantas histórias que é até difícil identificar o que é realmente verdade. Por isso reunimos alguns mitos e verdades que surgem sobre esse tema.

Quando o assunto é câncer surgem tantas histórias que é até difícil identificar o que é realmente verdade.

Por isso vamos listar alguns mitos e verdades que surgem sobre esse tema.

VERDADE: Atividade física previne o câncer independente da perda de peso?

Se praticassem mais atividades físicas, os brasileiros poderiam evitar 10 mil casos da doença por ano*. 30 minutos de atividade física por dia ou até menos podem equilibrar os níveis de hormônios, reduzir o tempo de trânsito gastrointestinal (reduzindo o tempo de contato com substâncias cancerígenas), além de fortalecer as defesas do organismo.

Nesse post do blog a gente fala desse tema em maior profundidade: https://americasamigas.org.br/cancer-de-mama-e-exercicios/

MITO: Existem alimentos milagrosos que podem curar o câncer?

Uma alimentação saudável e balanceada pode auxiliar na prevenção e até no tratamento do câncer. Mas, infelizmente não há prova científica de que a ingestão de alimentos específicos possa curar o câncer.

VERDADE: Grande parte dos refrigerantes possui um corante que possivelmente favorece a formação do câncer?

Segundo a Agência Internacional para Pesquisa em Câncer (IARC), da Organização Mundial da Saúde (OMS), os refrigerantes contêm uma substância chamada 4-MI(4-metil-imidazol) que é possivelmente cancerígena. O 4-MI é subproduto do corante caramelo IV que está presente nos refrigerantes, especialmente as colas.

MITO: Exposição a forno micro-ondas pode provocar câncer?

O fornode micro-ondas libera uma radiação não ionizante, que pode ser cancerígena para os seres humanos. Porém, a estrutura dos fornos micro-ondas é preparada para que a radiação não escape para o ambiente externo. Por isso é muito importante seguir as instruções de uso do aparelho e jamais usar aparelhos enferrujados internamente. Evite fechar a porta do forno de micro-ondas enquanto ele ainda está úmido após sua utilização.

 

Procure sempre fontes de informações confiáveis e certificadas por órgãos fiscalizadores para ter acesso a orientações corretas na prevenção e tratamento do câncer.

 

*Os dados da investigação, feita em parceria com as universidades de Harvard (EUA), Cambridge (Inglaterra) e Queensland (Austrália), resultam do cruzamento entre número de ocorrências dos dois tipos da doença com as informações da última Pesquisa Nacional de Saúde, feita pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), de 2013.

Veja também
Assine nossa news e receba nossas novidades
Thank you! Your submission has been received!
Oops! Something went wrong while submitting the form.