20.11.2018

Mitos e Verdades

Quando o assunto é câncer surgem tantas histórias que é até difícil identificar o que é realmente verdade.

Por isso vamos listar alguns mitos e verdades que surgem sobre esse tema.

VERDADE: Atividade física previne o câncer independente da perda de peso?

Se praticassem mais atividades físicas, os brasileiros poderiam evitar 10 mil casos da doença por ano*. 30 minutos de atividade física por dia ou até menos podem equilibrar os níveis de hormônios, reduzir o tempo de trânsito gastrointestinal (reduzindo o tempo de contato com substâncias cancerígenas), além de fortalecer as defesas do organismo.

Nesse post do blog a gente fala desse tema em maior profundidade: clique aqui.

MITO: Existem alimentos milagrosos que podem curar o câncer?

Uma alimentação saudável e balanceada pode auxiliar na prevenção e até no tratamento do câncer. Mas, infelizmente não há prova científica de que a ingestão de alimentos específicos possa curar o câncer.

VERDADE: Grande parte dos refrigerantes possui um corante que possivelmente favorece a formação do câncer?

Segundo a Agência Internacional para Pesquisa em Câncer (IARC), da Organização Mundial da Saúde (OMS), os refrigerantes contêm uma substância chamada 4-MI(4-metil-imidazol) que é possivelmente cancerígena. O 4-MI é subproduto do corante caramelo IV que está presente nos refrigerantes, especialmente as colas.

MITO: Exposição a forno micro-ondas pode provocar câncer?

O forno de micro-ondas libera uma radiação não ionizante, que pode ser cancerígena para os seres humanos. Porém, a estrutura dos fornos micro-ondas é preparada para que a radiação não escape para o ambiente externo. Por isso é muito importante seguir as instruções de uso do aparelho e jamais usar aparelhos enferrujados internamente. Evite fechar a porta do forno de micro-ondas enquanto ele ainda está úmido após sua utilização.

 

Procure sempre fontes de informações confiáveis e certificadas por órgãos fiscalizadores para ter acesso a orientações corretas na prevenção e tratamento do câncer.

Você também sabia que a incidência do câncer de mama tem aumentado ano a ano e que a chance de cura pode estar na detecção e diagnóstico precoce da doença?
Quando diagnosticado precocemente a chance de cura do câncer de mama são de até 95%.

E se você pudesse se juntar a Américas Amigas e doar uma mamografia a uma pessoa de baixa renda que não teria acesso ao exame se não fosse pela sua ajuda?

Basta fazer uma doação de qualquer valor aqui em nosso site.


A cada R$100,00 arrecadados, a Américas Amigas viabiliza uma mamografia para uma mulher de baixa renda. Isso poderá ajudá-la a ter um diagnóstico precoce, possibilitando uma maior chance de cura contra o câncer de mama.


Ajude-nos na luta contra o câncer de mama.

Para fazer sua doação, clique aqui!

 

*Os dados da investigação, feita em parceria com as universidades de Harvard (EUA), Cambridge (Inglaterra) e Queensland (Austrália), resultam do cruzamento entre número de ocorrências dos dois tipos da doença com as informações da última Pesquisa Nacional de Saúde, feita pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), de 2013.

Galeria de imagens

No items found.

Veja também

31 de Maio - Dia nacional da Saúde e Nutrição

O câncer é uma doença que não tem uma única causa, é multifatorial. E os chamados fatores de risco podem ser internos (como mutações genéticas, hormônios) e externos (medicamentos, alimentação, estilo de vida, sobrepeso e obesidade).
saiba mais

Câncer de mama tem cura

A detecção precoce é um dos métodos mais eficientes utilizados para o diagnóstico do câncer. Isso porque, quando o câncer de mama é detectado precocemente, as chances de cura da doença são de até 95%.
saiba mais

O caminho até a cura fica mais leve com o apoio de quem amamos

Insegurança, sofrimento, medo e incertezas são alguns dos sentimentos que podem passar pela cabeça de uma pessoa que recebe o diagnóstico de câncer. Neste cenário a presença de um companheiro para prestar apoio pode ser a chave para acelerar o processo até a cura.
saiba mais