15.11.2017

Mamografia e sua importância na detecção do câncer

Na família (parentes de 1º grau) ou que tem mais de 40 anos deve fazer o exame anualmente. Ele possibilita a detecção do câncer de mama e contribui para a redução da mortalidade pela doença, pois, quanto mais cedo o câncer for diagnosticado, maiores são as chances de cura.

Apesar de o assunto ser abordado frequentemente pela mídia, muitas mulheres ainda têm dúvidas sobre a. Se você é uma delas, este post foi produzido especialmente para você!

A mamografia e sua importância para detectar o câncer de mama?


O câncer de mama é uma doença que pode ser detectada em fase inicial, aumentando as chances de cura e facilitando o tratamento.
Por isso, é importante que as mulheres fiquem atentas e façam o exame de mamografia ou ultrassom de mamas anualmente.

Muitas mulheres acometidas pela doença relatam o quanto foi importante que ela tenha sido detectada no estágio inicial.

Por isso, a mamografia não deve ser temida. Pelo contrário, deve ser vista como um importante recurso para detectar e diagnosticar o câncer de mama.

Quem deve fazer o exame?


Mulheres com casos de câncer de mama na família (mãe, tia e irmã), precisam ficar atentas e fazer a mamografia seguindo orientação médica.

Quais os benefícios da mamografia?


Ao facilitar a detecção do câncer de mama em fase inicial, a mamografia contribui para um tratamento menos agressivo. Além de aumentar a preservação da mama, o tratamento pode ser simples e o prognóstico mais favorável.

Como o exame é feito?


O exame é feito em um aparelho chamado mamógrafo, onde as mamas da paciente são posicionadas e radiografadas.
O exame gera imagens de alta qualidade que são analisadas por médicos radiologistas atrás de evidências de câncer de mama.

Além de identificar a presença de nódulos e cistos, a imagem obtida também permite a visualização de microcalcificações que podem evidenciar o surgimento de um câncer de mama.

O exame é considerado simples. A paciente fica em pé junto ao mamógrafo e a mama é posicionada e comprimida entre duas placas. O procedimento completo dura cerca de 10 a 15 minutos.

A mamografia dói?


Embora seja um pouco desconfortável, a mamografia é essencial para um diagnóstico preciso sobre qualquer problema relacionado as mamas. Para que você se sinta mais confortável durante o procedimento, agende-o depois do período menstrual, já que durante os estágios pré-menstrual e menstrual é possível que você sinta mais dor pelo fato das mamas estarem mais inchadas.

Quais as recomendações para a realização do exame?


A mamografia não exige nenhum preparo especial. Apenas evite utilizar creme ou talco nas mamas e axilas no dia em que for realizar o exame.

E você, já agendou sua mamografia este ano? Caso não tenha feito o exame e tiver mais de 40 anos, converse com o seu médico ou procure um posto de saúde próximo da sua casa.

Lembre-se o que a mamografia é o exame mais eficaz para se detectar o câncer de mama precocemente.

Gostou do nosso conteúdo? Tem mais alguma dúvida sobre o assunto? Escreva para a gente nos comentários!

Galeria de imagens

No items found.

Veja também

A Américas Amigas já ofereceu cerca de 30 mil horas de capacitação e treinamento

Por meio de seu Programa de Capacitação e Treinamento, a Américas Amigas já ofereceu cerca de 30 mil horas de aperfeiçoamento para técnicos, médicos e outros profissionais da área de mamografia de instituições públicas e filantrópicas em 20 estados ou 77% do território brasileiro.
saiba mais

ONG ou OSCIP?​ Qual a diferença?

A Américas Amigas é uma OSCIP.​ Você sabe qual é a diferença entre ONG e OSCIP?
saiba mais

O que é Advocacy

Advocacy é um termo em inglês, utilizado para indicar práticas políticas de pessoas ou instituições em prol de uma determinada causa, por meio da criação de políticas e leis.
saiba mais