Blog

Na luta contra o câncer de mama, a melhor arma é a informação.

Faça sua busca no nosso blog.
6/5/2019
Por que a mamografia é tão importante?

A mamografia é o exame que apresenta o melhor custo benefício para detecção do câncer de mama, pois quando realizada anualmente por mulheres acima de 40 anos contribui para a redução da mortalidade em razão da doença.

Isso acontece não apenas porque a detecção e  diagnóstico precoce aumentam as chances de cura, mas também porque a realização do tratamento clínico e cirúrgico na fase inicial da doença permitem uma abordagem menos agressiva ou mutiladora.

Confira o artigo da Sociedade Brasileira de Mastologia que explica em detalhes o estudo médico que comprova a importância da mamografia anual.

CÂNCER DE MAMA NO BRASIL E NO MUNDO

O câncer está se tornando a 1ª causa de mortalidade por doenças no mundo todo, e ocâncer de mama é o que mais mata mulheres. 

A Organização Mundial da Saúde (OMS) prevê um aumento de 46% dos casos de câncer de mama nas Américas até o ano de 2030, com uma concentração de 57% dos caso sdiagnosticados em mulheres com menos de 65 anos, na América Latina e Caribe.

Clique aqui para conferir o estudo da OMS.

O QUE É A MAMOGRAFIA E COMO É FEITA?

A mamografia é um exame de raio-x realizado em um equipamento denominado mamógrafo. Durante a realização do exame, a mama da paciente é comprimida entre duas placas de acrílico, para permitir uma melhor visualização das estruturas da mama.

Por meio desse procedimento, é possível se detectar lesões benignas e cânceres em estágio ainda inicial, possibilitando a detecção de nódulos que não são descobertos durante o autoexame ou em consultas de rotina.

DE QUANTO EM QUANTO TEMPO DEVE SER FEITA A MAMOGRAFIA?

A maior incidência da doença ocorre na faixa etária dos 50 aos 69 anos. No entanto, no Brasil, a Sociedade Brasileira de Mastologia (SBM), o Colégio Brasileiro de Radiologia e Diagnóstico por Imagem (CBR) e a Federação Brasileira das Associações de Ginecologia e Obstetrícia (FEBRASGO) recomendam a mamografia anual para as mulheres a partir dos 40 anos de idade, visando ao diagnóstico precoce e a redução da mortalidade.

Mulheres que possuem risco aumentado, ou seja, pacientes com casos de câncer de mama antes dos 50 anos em parentes próximos como mãe e/ou irmã ou com histórico familiar de câncer de mama bilateral, câncer de ovário ou câncer de mama masculino, devem começar o acompanhamento médico a partir dos 30 anos de idade.

Clique aqui e veja o artigo da Sociedade Brasileira de Mastologia sobre a recomendação da mamografia anual para mulheres a partir dos 40 anos de idade.

Sobre a atuação da Américas Amigas e doações de exames de mamografia

A cada R$100,00 arrecadados, a Américas Amigas viabiliza uma mamografia para uma mulher de baixa renda. Isso poderá ajudá-la a ter um diagnóstico precoce, possibilitando uma maior chance de cura contra o câncer de mama.

Ajude-nos na luta contra o câncer de mama.

Para fazer sua doação, clique aqui!

Assine nossa news e receba nossas novidades
Thank you! Your submission has been received!
Oops! Something went wrong while submitting the form.