Quem somos

O que fazemos

Conheça os 3 pilares do nosso trabalho.
SAIBA MAIS

Nossa Metodologia

Além das Campanhas de Conscientização & Informação nosso trabalho tem como base 3 pilares principais: Programa de Doação de Equipamentos & Insumos; Programa de Capacitação & Treinamento e Programa de Doação de Exames.

Todas as atividades dependem de recursos provenientes de doações, apoios e patrocínios de pessoas físicas e jurídicas..
Américas Amigas

Trabalho sério e focado

A missão da Américas Amigas é promover, em território nacional, atividades pela queda da mortalidade por câncer de mama, beneficiando principalmente a população em situação de vulnerabilidade social, por meio da detecção e diagnóstico precoce da doença.
As campanhas de Conscientização e Informação sobre a doença permeiam os nossos pilares de atuação em todas as ações que realizamos de norte a sul do Brasil.

Sabemos que quanto mais mulheres estiverem informadas sobre o câncer de mama e a importância da detecção e do diagnóstico precoce da doença, mais vidas serão salvas.

Nossas atividades têm como base três pilares principais:

Doação de Equipamentos & Insumos

Iniciado no ano de 2009, o Programa de Doação de Equipamentos e Insumos visa auxiliar hospitais públicos e filantrópicos a implantarem ou melhorarem serviços de mamografia já existentes. Dos 23 mamógrafos doados, 20 estão instalados em unidades fixas de norte a sul do país e 3 instalados em unidades móveis, entre as quais a unidade móvel do Hospital de Câncer de Patrocínio – Dr. José Figueiredo e os mamógrafos dos navios Dr. Montenegro e Navio Auxiliar Pará, que levam o acesso à mamografia às populações ribeirinhas do Amazonas e Pará.

Além de mamógrafos, o programa também já beneficiou serviços de saúde de 13 estados com doação de digitalizadores de imagem (CRs), mesa de estereotaxia, impressora dry, kits e sistemas de biópsia a vácuo, periféricos, agulhas de biópsia Core e de mamotomia, filmes para mamografia, entre outros insumos.

O número de mamografias já viabilizadas nos mamógrafos doados é de +1.100.000 mil no momento, mas esse número aumenta a cada dia, pois os exames são realizados continuamente.

Quer saber como os recursos doados estão sendo aplicados?

saiba maisDOE AGORA

Capacitação & Treinamento

Implantado no ano de 2012, o Programa de Capacitação e Treinamento visa contribuir para a remodelagem do perfil das equipes que atuam na área de câncer de mama e já viabilizou mais de 35 mil horas de cursos à profissionais de instituições públicas e filantrópicas. Com conteúdos elaborados para aprimorar e desenvolver habilidades voltadas à detecção e diagnóstico da doença, os treinamentos beneficiam profissionais de todo o Brasil, que têm suas despesas com curso, passagem aérea, translado terrestre, hospedagem, alimentação, seguro viagem pagas integralmente pela Américas Amigas.

Além do aperfeiçoamento de técnicos com foco na melhora da qualidade técnica da mamografia, o programa também oferece treinamentos para médicos radiologistas e mastologistas, físicos médicos, gestores de serviços de mamografia e profissionais da Atenção Básica, entre os quais médicos, enfermeiros e agentes comunitários de saúde.

Doação de exames

Criado em 2015, o Programa de Doação de Exames visa promover o acesso de mulheres em situação de vulnerabilidade social à detecção e diagnóstico precoce de câncer de mama. Os exames doados, que incluem mamografia, ultrassonografia, ressonância, biópsia (Core, PAAF e Mamotomia), análise anatomopatológica e análise imunohistoquímica são realizados em hospitais e clínicas parcerias ou durante as campanhas “Mulheres Amigas”, ações em que os exames são realizados em unidade móvel (carreta) levada a regiões com demanda reprimida ou dificuldade de acesso a esses exames.

Esses três principais programas são permeados por campanhas que acontecem ao longo de todo o ano e promovem informações sobre o câncer de mama e a importância da mamografia, exame que contribui para que a doença seja diagnosticada ainda em estágios iniciais, quando as chances de cura podem chegar a 95%.
Blog

Na luta contra o câncer de mama, a melhor arma é a informação.

JR Business: CEO da ONG Américas Amigas fala sobre trabalho de combate ao câncer de mama

Instituição atua para reduzir a mortalidade pela doença em todo o Brasil.
saiba mais

Américas Amigas é apoiadora institucional do II Fórum em Prevenção de Câncer na América-Latina e Caribe

O evento acontecerá dias 08 e 09 de abril em formato híbrido e tem o apoio institucional da Américas Amigas.
saiba mais

Estamos entre as melhores pelo segundo ano consecutivo

Américas Amigas recebe o prêmio Melhores ONGs 2023, o mais importante no reconhecimento do trabalho e impacto social de ONGs no Brasil.
saiba mais