Blog

Na luta contra o câncer de mama, a melhor arma é a informação.

Faça sua busca no nosso blog.
13/5/2019
Saiba como reduzir o risco de ter câncer

O Instituto Nacional do Câncer (Inca) estima 600 mil novos casos de câncer no Brasil em 2019. Isso significa que cerca de 3% da população brasileira irá desenvolver algum tipo de câncer apenas esse ano.

Diante desse cenário, e sabendo-se que o câncer de mama é o que mais mata mulheres, é importante que você esteja com seus exames em dia e adote hábitos que reduzam o risco de desenvolver a patologia.

Confira 8 dicas que podem te ajudar a prevenir o câncer:

Pratique atividades físicas

A Organização Mundial da Saúde (OMS) recomenda a prática de exercício físico moderado cinco vezes por semana por pelo menos 30 minutos para prevenção de doenças crônicas.

Não fume

Parar de fumar previne cânceres de pulmão, cavidade oral, laringe, faringe eesôfago. Além de evitar a emissão no ar de mais de 4.700 substâncias tóxicas e cancerígenas que são inaladas por fumantes e não fumantes.

Amamentar

O aleitamento materno até os dois anos ou mais, sendo exclusivo nos primeiros seis meses de vida da criança, protege as mães do câncer de mama e os bebês da obesidade infantil.

Tenha uma alimentação mais saudável

A maior ingestão de alimentos de origem vegetal como legumes, frutas, verduras, cereais integrais, entre outros, ajudam a manter o corpo mais saudável evitando o desenvolvimento do câncer e outras doenças.

Evitar o consumo de álcool

Em qualquer quantidade o álcool pode contribuir para o desenvolvimento de cânceres. Além disso, quando combinado com o tabaco, os riscos aumentam.

Diminuir o consumo de carne processada

Carnes processadas como salsicha, linguiças, bacon, presuntos, entre outros, estão repletos de conservantes que são aplicados nos alimentos durante o processo de preparação e podem contribuir para o surgimento de câncer de intestino e no estômago.

Evite o sol das 10h às 16h

Nesses horários os raios solares, UVA e UVB, são mais fortes e podem provocar o aparecimento de tumores não cancerosos ou malignos. Então, sempre que for necessário expor-se ao sol nesses horários, use proteção adequada como filtro solar em creme, chapéu, calças e camisa de mangas longas.

Mantenha a higiene bucal em dia

Consulte o dentista regularmente e cuide da escovação dos dentes e da língua sempre após todas as refeições e use o sempre o fio dental.

Esteja sempre em dia com seus exames e consulte seu médico pelo menos uma vez ao ano ou quando perceber algum sintoma não habitual.

Sobre a atuação da Américas Amigas e doações de exames de mamografia

A cada R$100,00 arrecadados, a Américas Amigas viabiliza uma mamografia para uma mulher de baixa renda. Isso poderá ajudá-la a ter um diagnóstico precoce, possibilitando uma maior chance de cura contra o câncer de mama.

Ajude-nos na luta contra o câncer de mama.

Para fazer sua doação, clique aqui!

 

Assine nossa news e receba nossas novidades
Thank you! Your submission has been received!
Oops! Something went wrong while submitting the form.