7.9.2016

Repercussão matéria do Fantástico

Américas Amigas fortalece a rede de diagnóstico do câncer de mama
25% dos hospitais indicados pelo programa Fantástico para o tratamento do câncer de mama na cidade de São Paulo receberam mamógrafos doados pela Américas Amigas.


O programa Fantástico, da TV Globo, iniciou nova série apresentada pelo dr. Drauzio Varella, que retrata o câncer de mama e seus desafios. A série pretende esclarecer as etapas da doença desde o diagnóstico até o momento final do tratamento. Para orientar as mulheres, também foi disponibilizada na internet uma lista de hospitais de referência para essa finalidade. Em São foram apontados 16, dos quais 4 receberam mamógrafos doados pela Américas Amigas. Além da capital paulista, hospitais de Barretos, Blumenau, Natal, Recife e Salvador, também beneficiários da Américas Amigas, foram citados.

A lista do Fantástico corrobora umas das premissas da Américas Amigas: doar mamógrafos para hospitais ou serviços de saúde que possam viabilizar o tratamento adequado para a mulher, caso o diagnóstico do câncer de mama seja confirmado.

“A Américas Amigas luta para que todas as mulheres tenham acesso ao diagnóstico com precisão, mas também para que haja o encaminhamento rápido caso seja necessário, pois a agilidade é importante para o sucesso do tratamento. Por isso é uma honra ver que 25% dos hospitais listados em São Paulo, foram contemplados com mamógrafos doados pela Américas Amigas”, comenta Francisca de Paula Harley, presidente da entidade.

Na série, Dráuzio Varella também ressalta que a qualidade do diagnóstico é um dos aspectos mais importantes para reduzir a taxa de mortalidade do câncer de mama, 1ª causa de mortalidade por doença entre as brasileiras: “Mamografia com resultado normal, quando existe um nódulo maligno que não foi visto é o pior que pode acontecer. Essa é umas das razões pelas quais um câncer tão curável ainda provoca tantas mortes”.

O cenário apresentado pelo médico também é objeto da luta constante da Américas Amigas. Por isso, além de doar equipamentos, a Associação também promove, em parceria com o Hospital de Câncer de Barretos, Avon e GE, os Cursos de Aperfeiçoamento em Mamografia. Oferecidos gratuitamente aos técnicos radiologistas provenientes das instituições beneficiárias do Programa de Doação de Equipamentos da Américas Amigas, o curso propicia treinamento de duas semanas com um médico radiologista especialista em mama, um biólogo e um físico médico – todos capacitados pelo instituto holandês LRBC – National Expert and Training Centre for Breast Cancer.

Mais recentemente a Américas Amigas ampliou seu Programa de Capacitação oferecendo treinamento também aos coordenadores dos serviços de mamografia. Além disso, médicos radiologistas, que laudam os exames realizados nas instituições beneficiárias, têm sido capacitados em um programa do Hospital Albert Einstein, desenvolvido em parceria com o Ministério da Saúde.


Hospital Barão de Lucena – Recife
Hospital Santa Izabel – Salvador
CECAN – Liga Norte-Riograndense – Natal
Fundação Pio XII – Barretos
Hospital Central da Santa Casa de São Paulo
Hospital Santa Marcelina
Hospital São Paulo/Unifesp
Hospital Geral de Vila Nova Cachoeirinha
Hospital Santo Antônio – Blumenau

Galeria de imagens

No items found.

Veja também

No items found.