20.12.2017

Prevenção do câncer de mama e seu estilo de vida

O câncer de mama é considerado um dos tipos mais recorrentes, com cerca de 1 milhão de casos ao redor do mundo todos os anos. A prevalência está em mulheres a partir de 50 anos, mas existem fatores de risco contribuem ao desenvolvimento doença. Entre eles, o estilo de vida da pessoa, sabia?

Por meio dos seus hábitos diários, certos riscos são associados às chances de ter câncer. Neste post, vamos apresentá-los, uma vez que a prevenção do câncer de mama é uma das principais maneiras de combatê-lo.

Confira, e alinhe o seu estilo de vida a uma rotina mais saudável e reforçada na luta contra o câncer de mama!

OS FATORES DE RISCO PARA O CÂNCER DE MAMA

Antes de analisarmos especificamente o estilo de vida como um dos fatores de risco para o câncer, vamos entender quais são os aspectos levados em consideração para tal determinação. Para isso, dividimos o assunto em três:

FATORES COM RISCO POUCO ELEVADO

  • Pessoas que tiveram a primeira menstruação antes dos 12 anos de idade;
  • Menopausa a partir dos 55 anos de idade;
  • Primeira gestação a partir dos 34 anos de idade;
  • Pessoas que realizaram terapias de reposição hormonal por mais de 5 anos.

RISCO MEDIANAMENTE ELEVADO

  • Parentes próximos (como as irmãs ou a mãe) que tiveram câncer de mama durante a pós-menopausa;
  • Pessoas que nunca tiveram gestação;
  • Antecedentes de algum tipo de lesão mamária que seja compatível com a hiperplasia epitelial sem atipia.

RISCO MUITO ELEVADO

  • Antecedentes de algum tipo de lesão mamária atípica ou neoplasia lobular in situ;
  • Suscetibilidade genética comprovada.

Assim, traçando parâmetros através dos fatores em que a pessoa possui pouco — ou nenhum — controle sobre a incidência da doença. Em outros casos, no entanto, isso é possível;

O ESTILO DE VIDA NA PREVENÇÃO DO CÂNCER DE MAMA

Uma vida equilibrada promove mecanismos de defesa ao organismo, espantando e melhorando a prevenção do câncer. Por outro lado, uma série de maus hábitos podem ter efeito oposto e aumentar as chances de surgimento da doença.

Entre eles, separamos alguns para que você possa avaliar quais fazem parte de sua rotina e quais outros evitar, de acordo com o American Cancer Society:

  • Alcoolismo: o consumo de alcool tem sido amplamente associado ao risco de em se desenvolver câncer de mama;
  • Alimentação: além do consumo exagerado de álcool, a ingestão de alguns alimentos pode influenciar o fator de risco, como aqueles que contenham açúcar em excesso, enlatados e embutidos e alimentos processados aumenta o risco de câncer de mama. Já as carnes brancas, frutas, legumes e alimentos integrais podem melhorar os hábitos e promover a sua saúde; Dê preferência ao consumo de  carnes brancas, frutas, legumes e alimentos integrais.
  • Obesidade: muito comumente relacionada ao estilo de vida da pessoa, a obesidade é um fator de risco ainda maior quando está ligada ao sedentarismo, que é também um fator exponencial que também pode contribuir para o desenvolvimento da doença;
  • Contraceptivos: pílulas anticoncepcionais a base de hormônios, Injeção Depo-Provera e DIU são alternativas no controle de natalidade e, assim, podem estar associados ao câncer de mama, dependendo da dose e tempo de uso;
  • Amamentação: se, por um lado, a ausência de gestação aumenta o risco de desenvolver o câncer, a amamentação quando continuada por até 2 anos, pode reduzir o risco de se contrair a doença.

Ou seja: a prevenção do câncer de mama também está associado ao estilo de vida que levamos.

Convém realizar uma consulta com seu médico especialista para averiguar quais fatores de risco fazem parte do seu cotidiano. Para saber mais a respeito do sobre o câncer de mama e como atuar qualitativamente em sua prevenção se prevenir contra a doença,  acesse o nosso site e fique por dentro de tudo o que as Américas Amigas fazem para trabalhar nessa direção faz para ajudar as brasileiras a detectarem e diagnosticarem a doença precocemente!

Faça sua parte e ajude a salvar uma vida. Doe à Americas Amigas e ajude uma mulher carente a fazer seu exame de mamografia.


Galeria de imagens

No items found.

Veja também

4 tratamentos do câncer de mama

Existem quatro subcategorias da doença e, por isso, as providências devem ser tomadas conforme cada caso diagnosticado, para que os tratamentos tenham êxito. É importante lembrar, de antemão, que as respostas aos tratamentos variam de uma mulher para outra, devido aos traços únicos de metabolismo de cada organismo.
saiba mais

O que é metástase?

A metástaseé uma invasão feita por células cancerígenas a outros órgãos do corpo de um indivíduo que, inicialmente, apresentava neoplasia em apenas um órgão. No caso do câncer de mama, por exemplo, o tumor invade até mesmo os tecidos dos pulmões.
saiba mais

Conheça os tratamentos para o câncer de mama em seus 4 estágios

Neste artigo, vamos abordar os tratamentos para câncer de mama para cada um de seus quatro estágios mais comuns de desenvolvimento.
saiba mais