30.10.2016

#PAPODOBEM com Ticiane Pinheiro

Madrinha do Outubro Rosa, Ticiane Pinheiro conduz debate sobre importância da autoestima no tratamento e nos relacionamentos de mulheres com câncer de mama


Para ampliar o olhar da sociedade sobre a importância de cuidar do amor-próprio, da autoconfiança e dos relacionamentos com os parceiros de pacientes com câncer de mama, a ONG, ex-modelo e fundadora da ONG Quimioterapia e Beleza. Para a apresentadora, será revertida para a ONG.

O, que atua no Instituo do Câncer em São Paulo, concorda com a apresentadora e com o empresário. Principalmente, durante o tratamento, é muito importante para a mulher buscar formas de manter a autoestima e a vaidade como o uso de maquiagem, de uma roupa que a faça se sentir bem. “As mulheres com baixa autoestima têm mais dificuldade em aderir ao tratamento e de manter a frequência nas sessões de quimio e radioterapia”, justifica. “Além disso, é muito importante o apoio do parceiro. Ele precisa estar consciente de que o toque só vai fazer bem a essa mulher”, complementa.

Sobre a reconstrução, a conduta médica mais avançada recomenda a cirurgia no ato da mastectomia (retirada parcial ou total da mama com as células malignas). No entanto, nem sempre é possível, devido a inúmeros fatores clínicos. “Há ainda, diferentes tipos de implantes mamários e procedimentos cirúrgicos, de acordo com o tamanho das mamas, anatomia da paciente, entre outras variáveis”, detalha o cirurgião.

Ressalta que a questão da autoestima para pacientes com câncer de mama engloba a importância da construção de um novo relacionamento dessas mulheres com o seu parceiro nos âmbitos afetivos e sexuais e que esses são aspectos comumente negligenciados, durante o tratamento. “Além da perda de libido, é comum que as mulheres não queiram que ninguém as vejam nuas. Nessa hora, o parceiro é fundamental”. Nos EUA, termo “oncosexology” (oncosexologia, em tradução livre) já é debatido e trata a sexualidade dos pacientes com câncer, no Brasil a pauta é excluída. “Ajuda psicológica, atividade física, imaginação, acessórios são importantes para melhorar a relação sexual do casal”, indica.

Para a presidente da ONG Américas Amigas, Francisca Harley: “O Outubro Rosa é uma oportunidade única para disseminarmos a conscientização em relação ao câncer de mama, mas o nosso trabalho não para. Muita gente ainda não sabe que a mamografia é a principal forma de detectar a doença precocemente, o que possibilita até 95% de chances de cura. É por isso que continuamos nessa luta e ter ao nosso lado parceiros importantes, como a Ticiane, a Outlet Lingerie e o Café Suplicy é motivo de muita satisfação para nós”.

Neste Outubro Rosa, a Américas Amigas convidou a todos para o movimento #OLHARDOBEM. Trata-se da publicação de posts nas redes sociais de qualquer pessoa com o uso da hashtag OLHARDOBEM, usando uma peça cor de rosa para lembrar as pessoas da importância do diagnóstico precoce e do estímulo a doações para a compra de mamógrafos. A ONG convida para o engajamento dessa ação como forma de ampliar a conscientização sobre a doença.

A Américas Amigas é uma organização não governamental que luta pela diminuição do número de mortes por câncer de mama no Brasil, especialmente entre a população de baixa renda. Fundada em 2009, a ONG já beneficiou mais de 12 estados brasileiros por meio da doação de 23 mamógrafos a hospitais públicos e instituições de saúde filantrópicas, além de já ter oferecido mais de 500 mil exames de mamografia e 16 mil horas de treinamento e capacitação para profissionais de mamografia. Para saber mais sobre a Américas Amigas, acesse: https://americasamigas-org-br.umbler.net

A Outlet Lingerie é uma rede de lojas especializada no segmento de lingeries e sleepwear. A proposta da empresa é levar ao consumidor as mais bem conceituadas marcas do país a preços de outlet. E o mais importante: sem defeitos. Os preços são atrativos e os descontos vão até 70% em relação aos valores originais, sempre marcados nas etiquetas para que a cliente possa comparar o desconto. Hoje a Outlet Lingerie tem lojas em todo o país e conta com uma equipe de vendas especializada em lingeries, que orienta as consumidoras para a escolha das melhores peças.

Em outubro de 2012, após o diagnóstico de câncer de mama, Flávia Flores criou a página “Quimioterapia e Beleza”, um projeto inédito que acabou se tornando referência para mulheres que enfrentam o diagnóstico e o tratamento de diversos tipos de câncer, com informações sobre beleza, autoestima e bem-estar. Em dezembro de 2015, constituiu o Instituto Quimioterapia e Beleza, uma Instituição composta por diretoria voluntária e de profissionais, cuja visão é fazer mais feliz e significativa a VIDA de todas as pessoas que passam pelo câncer. Fundou o Banco de Lenços Flavia Flores, unidade de ação do Instituto Quimioterapia e Beleza, em que recebe lenços e depois de tratados os encaminha com muito carinho a todas as mulheres que solicitam pelo site. É Embaixadora e Madrinha de projetos muito especiais: Banco de Lenços Flávia Flores, De Bem com Você – A Beleza Contra o Câncer (ABIHPEC – Associação Brasileira da Indústria de Higiene Pessoal e Cosméticos) e McDia Feliz (Casa Ronald McDonald). É também colunista da versão brasileira do Jornal Huffington Post.

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