Conscientização
voltar ao blog
12.4.2021

O uso de protetor de tireoide é necessário para realizar a mamografia?

A dose de radiação para a tireoide durante uma mamografia é extremamente baixa (menor que 1% da dose recebida pela mama).


Isto equivale a 30 minutos de exposição à radiação recebida a partir de fontes naturais (por exemplo, meia hora de sol na praia).


Assim, o risco de indução de câncer de tireoide após uma mamografia é insignificante (menos de 1 caso a cada 17 milhões de mulheres que realizarem mamografia anual entre 40 e 80 anos)
Além disso, o protetor de tireoide pode dificultar a realização da mamografia (posicionamento) e levar à necessidade de repetições do exame.


Portanto, a Sociedade Brasileira de Mastologia, o Colégio Brasileiro de Radiologia e a Federação Brasileira das Associações de Ginecologia e Obstetrícia não recomendam o uso do protetor de tireoide em exames de mamografia.

Galeria de imagens

No items found.

Veja também

Paciente com câncer de mama, conheça seus direitos e saiba como acessá-los

A luta contra o câncer de mama vai além dos desafios médicos. Conhecer e acessar os direitos garantidos por lei é muito importante na hora de assegurar o melhor tratamento e conquistar mais qualidade de vida.
saiba mais

A Américas Amigas apoia os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU.

O modelo de ações voltados à saúde, educação, igualdade de gênero e redução de desigualdades promovido pela ONU é apoiado e seguido pela Américas Amigas em todas as suas ações. Disseminando não apenas conhecimento e doações, mas também promovemos a igualdade de gênero e o acesso equitativo à saúde.
saiba mais

O que é o Programa Américas Amigas de Navegação de pacientes?

Modelo Americano de Assistência, a Navegação de pacientes foi introduzida no Brasil no início da década de 2010 e tem sido cada vez mais empregada por Organizações do terceiro setor, principalmente aquelas voltadas a oncologia.
saiba mais