Blog

Na luta contra o câncer de mama, a melhor arma é a informação.

Faça sua busca no nosso blog.
11/2/2020
O que é quimioterapia?

Para entender o que é quimioterapia, é preciso saber que se define como um tratamento à base de drogas indicadas porum oncologista, a fim de destruir células cancerígenas. Sua administração é intravenosa e, em geral, traz ao paciente resultados positivos.

As sessões de quimioterapia são necessária se, embora haja efeitos colaterais, é um tipo de tratamento que inibe ou mesmo interrompe o aceleramento da divisão celular do tumor. Ou seja, é responsável por impedir o crescimento de um tumor maligno.

Como é feita a aplicação da medicação?

No dia da internação do paciente em um quadro mais avançado do câncer, a quimioterapia é administrada por solicitação médica. Essa administração pode ser apenas de 30 minutos ou durar horas, sempre dependerá do estágio em que está o tumor e como o paciente responde às drogas.

Em alguns casos, o paciente tem de fazer quimioterapia por dias ou apenas necessitar de uma a duas aplicações. Há algumas pessoas que preferem administrá-la em casa, que são casos, geralmente,de pessoas que contratam serviços de enfermeiros para não precisar se locomover com certa frequência até o local onde se faz a sua administração.

Os idosos são os que mais recebem a medicação em casa, em acordo com a família, que vê, nessa opção, um meio defazer o tratamento ser menos desgastante.

Como posso responder a alguém sobre o que é quimioterapia?

As pessoas costumam ressaltar só o lado dos efeitos colaterais, entretanto é importante explicar que é graças à quimioterapia que um tumor pode ser reduzido. Vale a pena explicar também que entre uma sessão de quimioterapia e outra, sempre há um período de descanso. Dessa forma, é possível permitir que o corpo descanse dos efeitos que sofre devido à medicação.

O que é quimioterapia quanto à profilaxia?

Respondendo à questão saber o que é quimioterapia no contexto da profilaxia, é preciso se aprofundar um pouco mais no entendimento de como se forma um câncer.

Antes de mais nada, é importante ressaltar que é a quimioterapia que irá atacar as células cancerígenas. Então, não se deve temê-la. Ela é uma chance para a cura. Sem ela, as células anômalas continuarão a crescer e o tumor invadirá outros tecidos, como os de órgãos cruciais, tais quais pulmão, ossos, cérebro e até mesmo o sangue.

No decorrer das sessões, fatores de crescimento do carcinoma se fixam nos receptores das células. Isso é o que as faz começarem a ter um processo de mitose, divisão celular seguido de multiplicação celular, anômalo. Essa divisão é desorganizada, e por isso uma massa estranha às células do órgão, chamada de tumor, no caso do carcinoma, maligno. Assim, os responsáveis pelo crescimento do tumor são os fatores de crescimento fixos nos receptores das células, em outras palavras, são eles que favorecem que o câncer se espalhe. É neste momento de proliferação e alargamento que ocorre a metástase: quando o câncer atinge outros órgãos além daquele em que se originou.

O que é quimioterapia no sentido de efeito colateral?

As drogas utilizadas são muito ativas e, ao agirem, surtem efeitos sobre todas as células, o que faz com que células não cancerígenas também sejam atingidas. É por isso que o tratamento causa reações como queda significativa de cabelos e náuseas, variando de pessoa para pessoa, pois as dosagens das drogas variam de um indivíduo para o outro e, ao mesmo tempo, cada corpo tem características únicas de metabolismo.

Em hipótese, se uma mesma dosagem é aplicada em dois pacientes, as reações serão diferentes devido ao metabolismo de cada um ter funcionamento e capacidade de processamento único.

Quer saber mais sobre o que é quimioterapia? Deixe sua dúvida nos comentários para que possamos respondê-la.

 

Fontes:

https://www.inca.gov.br/perguntas-frequentes/o-que-e-quimioterapia

http://www.oncoguia.org.br/conteudo/consideracoes-basicas-sobre-a-quimioterapia/3704/593/

https://www.inca.gov.br/perguntas-frequentes/quais-os-efeitos-colaterais-da-quimioterapia

https://www.inca.gov.br/perguntas-frequentes/quimioterapia

Assine nossa news e receba nossas novidades
Thank you! Your submission has been received!
Oops! Something went wrong while submitting the form.