Conscientização
voltar ao blog
9.1.2018

O que é quimioterapia?

Embora muito importante no combate à doença ele geralmente apresenta efeitos colaterais.

Pensando nisso, elaboramos este post que vai explicar o que é a quimioterapia e apontar quais são os seus tipos e efeitos colaterais — além de apresentar algumas dicas de alimentação para diminuir os possíveis desconfortos resultantes do tratamento. Confira!

O QUE É A QUIMIOTERAPIA?

A quimioterapia é uma forma de tratamento que busca impedir ou dificultar o crescimento das células cancerígenas. Ele pode ser aplicado por via oral intravenosa ou intramuscular, permitindo que o medicamento seja distribuído por meio da corrente sanguínea.

Por esta razão a quimioterapia pode causar efeitos colaterais após uma sessão do tratamento. Afinal, a medicação atinge tanto as células do câncer quanto as que ainda estão saudáveis. Trata-se, portanto, de uma estratégia agressiva, embora bastante funcional.

COMO SE DÁ A ESCOLHA DO TIPO DE QUIMIOTERAPIA A SER UTILIZADA?

Existe uma série de protocolos e análises a serem realizadas para se decidir o tratamento ideal. Ou seja, significa que o médico responsável define a prescrição de acordo com o tipo de câncer, as condições clínicas do paciente e o estágio da doença, entre outras informações. Em seguida, se decide a quantidade de doses — se diárias ou semanais — que compreenderão cada ciclo do tratamento.

A avaliação do médico também decide a finalidade do tratamento, ou seja se a quimioterapia será curativa, adjuvante, neoadjuvante ou paliativa.

QUIMIOTERAPIA PALIATIVA

A quimioterapia paliativa apenas melhora a qualidade de vida do paciente e só é utilizada em casos em que não há mais chances de cura da doença.

É importante lembrar que a quimioterapia não é o único e tampouco o mais eficaz dos tratamentos contra o câncer.

QUIMIOTERAPIA CURATIVA E QUIMIOTERAPIA ADJUVANTE

A quimioterapia curativa é utilizada quando o objetivo é curar o câncer utilizando apenas quimioterápicos específicos.

No caso da quimioterapia adjuvante, o objetivo é acabar com células cancerosas que possam não ter sido eliminadas durante o processo cirúrgico.

A finalidade da quimioterapia neoadjuvante é a redução do tumor antes da realização da radioterapia ou da cirurgia.

EFEITOS COLATERAIS DA QUIMIOTERAPIA?

Os efeitos colaterais da quimioterapia podem durar alguns dias ou algumas semanas e incluem:

  • Alterações hormonais e de humor;
  • Anemia;
  • Ausência ou diminuição no apetite;
  • Diarreia ou prisão de ventre;
  • Enjoo e vômito;
  • Fadiga;
  • Feridas na boca e infecções oportunistas;
  • Alterações no tom da pele;
  • Queda de cabelo e pelos do corpo;
  • Redução de libido;
  • Tonturas;
  • Unhas fracas e quebradiças.

Além desses efeitos mais comuns, a longo prazo a quimioterapia também pode causar alterações cardíacas, hepáticas, pulmonares e no sistema nervoso. Entretanto a duração desses efeitos pode perdurar por meses. Além disso, diferentes efeitos afetam os pacientes de modos diversos. Enfim, os efeitos que ocorrem em um determinado ciclo do tratamento podem não se repetir em outros ciclos.

Ou seja: a temível queda de cabelo pode não atingir um paciente, e ser o efeito colateral primário de um outro.

COMO A ALIMENTAÇÃO PODE CONTRIBUIR PARA A REDUÇÃO DOS EFEITOS COLATERAIS DA QUIMIOTERAPIA?

Todo cuidado é pouco para um paciente fragilizado pelos efeitos do tratamento. Portanto, incluir atenção redobrada com a alimentação da pessoa é essencial.

Alimentos industrializados e com aditivos químicos devem ser evitados.

Por outro lado, frutas, sementes, cereais integrais, legumes e proteína (como ovos, peixe e carne) são indicados. Além disso, todo alimento deve ser devidamente lavado e higienizado, evitando qualquer risco de contaminação. Isso inclui restrição ao consumo de alimentos crus — como é o caso de muitas das iguarias da culinária japonesa.

Por fim, devem ser evitados ingredientes gordurosos e ricos em açúcar, pois eles podem potencializar sintomas de enjoo e vômito. Entretanto tenha em mente que, além desses fatores que podem ajudar ao longo de todo o tratamento, o apoio psicológico de amigos e familiares é fundamental para o paciente.

Saber mais a respeito da quimioterapia e ter outras informações relevantes a respeito da prevenção e do combate ao câncer, entre em contato conosco!

Faça sua doação e ajuda uma mulher carente a realizar a mamografia nas redes públicas.

Faça sua doação para a ONG Américas Amigas clicando aqui.


Galeria de imagens

No items found.

Veja também

O que é o Programa Américas Amigas de Navegação de pacientes?

Modelo Americano de Assistência, a Navegação de pacientes foi introduzida no Brasil no início da década de 2010 e tem sido cada vez mais empregada por Organizações do terceiro setor, principalmente aquelas voltadas a oncologia.
saiba mais

Você sabia? Fique atenta a sua saúde

Um estudo da Associação Brasileira de Medicina Diagnóstica, indica queda de 46,4% no número de mamografias realizadas entre março e agosto de 2020, quando se compara ao mesmo período de 2019 (Abramed, 2020).
saiba mais

Câncer de mama dói?

Neste artigo, vamos esclarecer se o câncer de mama dói, para que você possa entender os sinais corretos e entender o quanto é relevante procurar um especialista, a fim de que sua saúde não seja comprometida.
saiba mais