19.11.2019

O Novembro Azul na batalha contra o Câncer de Próstata

O câncer depróstata é o segundo tipo de câncer que mais mata homens no Brasil, ficando atrás apenas do câncer de pulmão. O que traz ainda mais preocupação é que, mesmo com esse dado alarmante, a maioria dos homens não fala sobre o assunto, nem mesmo busca se prevenir da doença.

Pensando em conscientizar a população, principalmente masculina, quanto à importância da prevenção e o diagnóstico precoce do câncer de próstata, foi idealizado o Novembro Azul, campanha que mobiliza a socirdade na batalha contra essa doença anualmente, ao redor do mundo.

O Câncer de Próstata

A Próstata é o foco do tumor. Trata-se de uma glândula que envolve a uretra, o canal que liga a bexiga ao orifício externo do pênis. A doença se manifesta a nível celular, quando ocorre o crescimento descontrolado de células, que podem formar tumores na região da próstata.

Esse crescimento, na maioria das vezes, é lento e pode não dar sinais. É uma doença silenciosa, tornando o exame preventivo e a atenção aos sinais ainda mais importantes. Porém, nem sempre o crescimento é lento, pois em alguns casos ocorre a metástase, que é quando o tumor se espalha rapidamente para outros órgãos e causa a morte.

Estima-se que 1 em cada 6 homens desenvolverá câncer de próstata no decorrer da vida. Mas é possível tratar da doença caso ela seja identificada no estágio inicial. Para confirmá-la é necessário fazer a biópsia, que é indicada ao encontrar alguma alteração no exame de sangue (PSA) ou no toque retal.

Por isso é importante procurar um médico especialista e fazer o seu exame preventivo caso o homem tenha mais de 40 anos.

O movimento

Antes do surgimento do movimento no Brasil, conhecido como Novembro Azul, ele já existia em diversos lugares do mundo, conhecido como Movember. O Movember foi criado por 2 amigos australianos em 2003, Travis Garone e Luke Slattery. O objetivo da campanha era levantar fundos para combater o câncer de próstata, utilizando para isso os bigodes.

Quando os homens deixavam a sua barba crescer, eles automaticamente economizavam o dinheiro que serviria para comprar o creme de barbear e o barbeador e poderiam usar esse dinheiro para ajudar na prevenção do câncer de próstata. Além dos bigodes chamarem a atenção dos curiosos, que viriam a ser novos bigodudos a favor do movimento, a campanha arrecadava fundos para combater o câncer de próstata.

O Novembro Azul no Brasil

Aqui no Brasil, a divulgação do Novembro Azul começou em 2008, é inspirada tanto no Movember como no Outubro Rosa.

Como reduzir as chances de se ter Câncer de Próstata

  • Estimule seu companheiro a adotar hábitos saudáveis, fazer seus exames regularmente e ficar atento a qualquer alteração em sua urina.
  • Você que é homem, principalmente acima de 40 anos, aproveite esse chamado e faça o exame de próstata o quanto antes!
  • A saúde não deve ficar para depois

Fonte: INCA / Ministério da Saúde / Instituto Lado a Lado pela Vida

Galeria de imagens

No items found.

Veja também

31 de Maio - Dia nacional da Saúde e Nutrição

O câncer é uma doença que não tem uma única causa, é multifatorial. E os chamados fatores de risco podem ser internos (como mutações genéticas, hormônios) e externos (medicamentos, alimentação, estilo de vida, sobrepeso e obesidade).
saiba mais

Câncer de mama tem cura

A detecção precoce é um dos métodos mais eficientes utilizados para o diagnóstico do câncer. Isso porque, quando o câncer de mama é detectado precocemente, as chances de cura da doença são de até 95%.
saiba mais

O caminho até a cura fica mais leve com o apoio de quem amamos

Insegurança, sofrimento, medo e incertezas são alguns dos sentimentos que podem passar pela cabeça de uma pessoa que recebe o diagnóstico de câncer. Neste cenário a presença de um companheiro para prestar apoio pode ser a chave para acelerar o processo até a cura.
saiba mais