29.11.2017

Mastectomia (Retirada da mama) x autoestima

Você sabia que o câncer de mama é o tipo de câncer mais comum entre as mulheres, no Brasil, e em todo o mundo.

Segundo dados do Instituto Nacional do Câncer (INCA), depois do câncer de pele não melanoma, o câncer de mama é responsável por aproximadamente 28% dos casos novos a cada ano.

Além disso, apesar de ser raro antes dos 35 anos, após esta idade a incidência cresce, especialmente após os 50.

Como existem vários tipos de câncer de mama, que evoluem lentamente e outros de forma rápida, a maioria dos casos tem um bom prognóstico. E o tratamento do câncer de mama também pode variar muito, de acordo com o tumor de cada paciente.

FORMAS DE TRATAMENTO

Tipos de tratamento: radioterapia, quimioterapia, terapia hormonal e mastectomia, ou seja, a cirurgia para retirada parcial ou total da mama.

A mastectomia foi o primeiro procedimento médico capaz de curar o câncer, pois consiste na retirada da mama, impedindo que o tumor se espalhe para outros órgãos e não continue se desenvolvendo.

Entretanto, como o seio feminino é uma das partes do corpo mais valorizadas, pois remete a valores associados à fertilidade e à feminilidade, é muito difícil para uma mulher que foi submetida à cirurgia a retirada da mama.

Pensando nisto, este artigo traz algumas dicas de como lidar com a autoestima após a retirada da mama. Acompanhe:

ANTES DA MASTECTOMIA (RETIRADA DA MAMA) PROCURE AJUDA PSICOLÓGICA

A mulher que vai passar pela cirurgia precisa, desde o início, compreender que poderá afetá-la psicologicamente quase tanto como fisicamente.

Por esse motivo, uma alternativa é explorar terapias que ajudam a lidar com os efeitos emocionais, mesmo antes do procedimento.

BUSQUE APOIO EM GRUPOS E ORGANIZAÇÕES NÃO GOVERNAMENTAIS

Compartilhe a sua realidade e experiências em um grupo de apoio ou Organizações Não Governamentais (ONGs). Assim sendo, muitas delas possuem como escopo o apoio às mulheres que estão passando pela mesma situação que você!

Existem diversas iniciativas que tentam colaborar com a autoestima e o empoderamento das mulheres que enfrentaram a mastectomia. A ONG Meninas de Peito apoia milhares de mulheres nesta condição. Entre elas, há total liberdade para falar sobre o tratamento, compartilhar dúvidas sobre a quimioterapia, os efeitos adversos, comemorar resultados de exames, trocar dicas de maquiagem, lenço, perucas, e outros “segredinhos”. Tudo isso ajuda a elevar a autoestima e driblar os efeitos colaterais das fortes medicações.

OPTE POR UMA CIRURGIA DE RECONSTRUÇÃO DA MAMA

Você sabia que cirurgias de reconstruções da mama para casos de câncer de mama são disponibilizadas gratuitamente pelo Sistema Único de Saúde (SUS)?

A Lei 9.797 de 1999 garante às mulheres que passaram pelo processo de mastectomia total ou parcial, a cirurgia plástica reconstrutiva, e em caso de condições técnicas e médicas, o procedimento pode ocorrer logo após à retirada do câncer.

A lei foi criada levando em consideração que a retirada é considerada uma mutilação emocional à mulher. Especialmente porque o seio é um símbolo da identidade feminina e fertilidade.

É possível sim passar por uma mastectomia com a autoestima elevada!

Lembre-se: uma mulher que luta contra o câncer de mama pode aprender a amar seu corpo após o procedimento. Portanto, pode se sentir tão cheia de feminilidade e confiança como antes da cirurgia. Além disso, nunca se esqueça de manter a positividade, pois é totalmente viável passar uma mastectomia com a autoestima elevada.

E aí? O que você achou do conteúdo de hoje sobre como manter autoestima mesmo após uma cirurgia de retirada da mama? Compartilhe a sua opinião ou experiência conosco nos comentários, pois teremos o maior prazer em ajudar!

Ajude a Américas Amigas a doar exames de mamografia para mulheres carentes. Faça já sua doação!


Galeria de imagens

No items found.

Veja também

No items found.