15.11.2018

Direitos do paciente com câncer

Passar por um câncer é uma batalha dura. E são nesses momentos complicados que precisamos manter a calma e procurar os melhores caminhos.

Além das preocupações com a doença em si, frequentemente aparecem também os problemas financeiros, em razão de tratamentos em locais específicos, consultas com especialistas, exames, uso de medicamentos caros e, muitas vezes, afastamento do trabalho.

A BOA NOTÍCIA É QUE EXISTEM ENTIDADES QUE NOS AJUDAM A SUPERAR ESSES OBSTÁCULOS! UMA DELAS É A ABRALE.

A Associação Brasileira de Linfoma e Leucemia (ABRALE) desenvolveu uma cartilha completa com todos os direitos do paciente com câncer, que estão presentes na legislação brasileira, para nos auxiliar na busca por nossos direitos como pacientes oncológicos.

Direito a medicamentos gratuitos

MEDICAMENTOS USADOS DURANTE O TRATAMENTO DO CÂNCER DE MAMA SÃO OFERTADOS GRATUITAMENTE PELO SISTEMA ÚNICO DE SAÚDE (SUS), QUANDO HOUVER INDICAÇÃO MÉDICA PARA SEU USO.

Caso seu médico solicite a utilização de um fármaco que não esteja presente na lista do SUS, o próprio médico pode fazer um pedido especial para esse fornecimento. Essa solicitação leva até 30 dias para ser respondida e você receberá a resposta por e-mail ou telegrama.

Os remédios normalmente são solicitados diretamente pelos profissionais da saúde e retirados em locais específicos, indicados pelo SUS no e-mail ou telegrama que você receberá. Em caso de dúvida, informe-se no hospital ou ambulatório onde está recebendo tratamento ou na Secretaria Municipal de Saúde da região onde reside.

Nos casos de falta do medicamento, deve-se entrar em contato com a Ouvidoria do SUS ou com as Assistentes Sociais do local de atendimento.

Quer conhecer mais e melhor os seus direitos como paciente? Acesse a cartilha completa da ABRALE nesse link https://www.abrale.org.br/downloads/cartilha-direitos.pdf

 

Galeria de imagens

No items found.

Veja também

31 de Maio - Dia nacional da Saúde e Nutrição

O câncer é uma doença que não tem uma única causa, é multifatorial. E os chamados fatores de risco podem ser internos (como mutações genéticas, hormônios) e externos (medicamentos, alimentação, estilo de vida, sobrepeso e obesidade).
saiba mais

Câncer de mama tem cura

A detecção precoce é um dos métodos mais eficientes utilizados para o diagnóstico do câncer. Isso porque, quando o câncer de mama é detectado precocemente, as chances de cura da doença são de até 95%.
saiba mais

O caminho até a cura fica mais leve com o apoio de quem amamos

Insegurança, sofrimento, medo e incertezas são alguns dos sentimentos que podem passar pela cabeça de uma pessoa que recebe o diagnóstico de câncer. Neste cenário a presença de um companheiro para prestar apoio pode ser a chave para acelerar o processo até a cura.
saiba mais