22.4.2020

Conheça os tratamentos para o câncer de mama em seus 4 estágios

Para êxito no tratamento de qualquer doença, éimportante que ela seja detectada precocemente. No caso de câncer de mama, arealização de acompanhamento médico e exames periódicos, como a mamografia,podem garantir a identificação clara da doença.

Diagnosticado o câncer, o seu tratamento é realizadocom base no tipo e estágio em que se encontra. Neste artigo, vamos abordar ostratamentos para câncer de mama para cada um de seus quatro estágios maiscomuns de desenvolvimento.

Os tratamentos para câncer de mama

Quando se diagnostica a doença é necessário adotar tratamentos para câncer de mama com compromisso e dedicação, e que o paciente possa seguir todas as indicações de seu médico assistente.

Uma das principais formas de combater a doença é não se deixar abater, pois ocasiona um agravamento do quadro em razão do estresse relacionado ao processo.

Todas as dúvidas devem ser esclarecidas e assim a paciente saberá como agir com mais tranquilidade.

Todos os tratamentos a ser adotados contam com dois cenários: seja atuação de medicação e cuidados clínicos, ou mesmo intervenção cirúrgica. O objetivo, para além da preservação da vida da paciente, é salvar o máximo possível da mama.

Nesses casos, faz parte do tratamento cirurgias plásticas reparadoras, a fim de reduzir o trauma.

Os tratamentos variam caso a caso, sendo específicos a cada tipo de doença, estágio e pessoa.

Importante destacar que todo o tratamento de câncer possui um protocolo governamental definido na Política Nacional de Prevenção e Controle do Câncer, que deve ser seguido pelas Secretarias Estaduais e Municipais de Saúde.

Os quatro estágios do tratamento para câncer de mama

Os tratamentos para câncer de mama atendem a quatro estágios de identificação da doença, a saber:

Estágio 1

Este primeiro estágio que envolve os tratamentos para câncer de mama tem seus procedimentos mais moderados, pois a doença ainda está se iniciando e assim o seu acompanhamento acontece de forma mais assídua e o uso de medicamentos menos agressivos é indicado.

Nessa fase é importante realizar ações de contenção para evitar que a doença se expanda e sua atuação se restringe a pequena área inicialmente afetada, assim pode ter sucesso em controlar o avanço da doença.

Estágio 2

Nesta fase os tumores começam a ser maiores que no estágio 1 e apresentam uma disseminação em alguns linfomas que são identificados nas áreas próximas.

Estágio 3

Aqui, ocorre crescimento do tumor em áreas próximas ao início da doença, onde se realizam sessões de quimioterapia ou outro tratamento sistêmico, para tentar impedir o avanço da doença.

Pode ser considerado o estágio em que se iniciam os tratamentos terapêuticos mais efetivos e que podem evoluir para cirurgia e radioterapias.

Estágio 4

Este estágio aponta para um câncer de mama em estágio avançado, e devem ser administrados medicamentos que atuem em todo o corpo eque possam inibir o avanço da doença por outros órgãos.

Esse é o estágio em que se incluem procedimentos de terapia hormonal, quimioterapia e imunoterapia.

Todas são ações que visam restaurar o equilíbrio das funções do organismo e o prolongamento da vida da paciente.

Considerações finais sobre tratamentos paracâncer de mama

As etapas dos tratamentos para câncer de mama são bastante rígidas e devem ser seguidas com total comprometimento, tanto por parte de pacientes como dos médicos assistentes, para que se tenha sucesso no resultado alcançado.

Importante sempre manter uma rotina de avaliações periódicas da saúde para evitar que doenças possam surgir com mais facilidade e, assim, evitar que se tenha de partir para tratamentos de cura mais demorados.

Como pudemos ver no artigo, quanto mais se prevenir e mais cedo se identificar a doença, mais simples é o tratamento. Portanto, fazer exames de mamografia anualmente é decisivo para que se salve a vida de pacientes com câncer de mama em desenvolvimento, ou que desejem se livrar do risco de ocorrência desse mal.

Fontes:

http://www.oncoguia.org.br/conteudo/tratamento-do-cancer-de-mama-por-estagio/6566/265/

https://www.inca.gov.br/controle-do-cancer-de-mama/acoes-de-controle/tratamento

https://www.hcancerbarretos.com.br/cancer-de-mama/92-paciente/tipos-de-cancer/cancer-de-mama/164-tratamento-do-cancer-de-mama

Veja também

4 tratamentos do câncer de mama

Existem quatro subcategorias da doença e, por isso, as providências devem ser tomadas conforme cada caso diagnosticado, para que os tratamentos tenham êxito. É importante lembrar, de antemão, que as respostas aos tratamentos variam de uma mulher para outra, devido aos traços únicos de metabolismo de cada organismo.
saiba mais

O que é metástase?

A metástaseé uma invasão feita por células cancerígenas a outros órgãos do corpo de um indivíduo que, inicialmente, apresentava neoplasia em apenas um órgão. No caso do câncer de mama, por exemplo, o tumor invade até mesmo os tecidos dos pulmões.
saiba mais

Conheça os tratamentos para o câncer de mama em seus 4 estágios

Neste artigo, vamos abordar os tratamentos para câncer de mama para cada um de seus quatro estágios mais comuns de desenvolvimento.
saiba mais