24.12.2019

Câncer de mama tem cura

A detecção precoce é um dos métodos mais eficientes utilizados para o diagnóstico do câncer.

Isso porque, quando o câncer de mama é detectado precocemente, as chances de cura da doença são de até 95%.

É essencial que mulheres acima de 40 anos ou que possuam histórico familiar de câncer de mama façam acompanhamento médico constantemente e realizem o exame de mamografia anualmente.

Diagnóstico do câncer de mama

Os principais exames na avaliação de nódulos de mama são a ultrassonografia, a mamografia e a punção-biópsia. Não existe um padrão: o médico mastologista indicará os exames complementares de diagnóstico mais adequados para o seu caso.

Os nódulos de mama são queixa bastante comum e que trazem grande ansiedade. Não se deixe levar por esse nervosismo e, antes de tirar conclusões precipitadas sobre a existência de um câncer de mama ou outra doença mamária, procure imediatamente um médico mastologista de sua confiança.

Tratamento câncer de mama

O tratamento mais apropriado para câncer de mama dependerá de vários fatores como o tamanho, a localização, o estádio e os resultados dos exames. Existem diferentes formas e opções de tratamento, porém vale ressaltar que o médico mastologista, em conjunto com o médico oncologista, é o profissional mais adequado para te orientar após a confirmação do diagnóstico do câncer de mama.

Independente do tratamento recomendado é importante que este seja feito com compromisso e dedicação e que o paciente possa seguir todas as indicações de seu médico assistente.

Uma das principais formas de combater a doença é não se deixar abater, pois o estresse relacionado ao processo pode ocasionar um agravamento do quadro.

Importante destacar que todo o tratamento de câncer possui um protocolo governamental definido na Política Nacional de Prevenção e Controle do Câncer, que deve ser seguido pelas Secretarias Estaduais e Municipais de Saúde.

Mais uma vez alertamos: O câncer de mama tem cura. Não deixe de realizar a consulta com o seu médico e fazer os seus exames de rotina. Quando o câncer de mama é diagnosticado precocemente, as chances de cura da doença são de até 95%!

Galeria de imagens

No items found.

Veja também

31 de Maio - Dia nacional da Saúde e Nutrição

O câncer é uma doença que não tem uma única causa, é multifatorial. E os chamados fatores de risco podem ser internos (como mutações genéticas, hormônios) e externos (medicamentos, alimentação, estilo de vida, sobrepeso e obesidade).
saiba mais

Câncer de mama tem cura

A detecção precoce é um dos métodos mais eficientes utilizados para o diagnóstico do câncer. Isso porque, quando o câncer de mama é detectado precocemente, as chances de cura da doença são de até 95%.
saiba mais

O caminho até a cura fica mais leve com o apoio de quem amamos

Insegurança, sofrimento, medo e incertezas são alguns dos sentimentos que podem passar pela cabeça de uma pessoa que recebe o diagnóstico de câncer. Neste cenário a presença de um companheiro para prestar apoio pode ser a chave para acelerar o processo até a cura.
saiba mais