Papo de especialista
voltar ao blog
17.7.2018

Amamentação reduz risco de câncer de mama

Muito se sabe sobre a importância amamentação para os bebês, pois além de ajudar na prevenção de diversas doenças, o aleitamento materno também protege a criança contra o sobrepeso e a obesidade desde a infância até a fase adulta.

NO ENTANTO, A AMAMENTAÇÃO TAMBÉM TRAZ GRANDE BENEFÍCIO PARA A MÃE QUE AMAMENTA, POIS REDUZ O RISCO DE CÂNCER DE MAMA.

Estudos mostraram que o movimento de sucção do leite, realizado pelo bebê, promove uma espécie de esfoliação do tecido mamário, contribuindo para a eliminação e renovação de células agredidas. Além disso, por ocasião do término do período da lactação várias células da mamas se autodestroem, incluindo algumas que poderiam apresentar lesões no material genético.

Adicionalmente, a amamentação promove a queda das taxas de determinados hormônios, que favorecem o desenvolvimento do câncer de mama.

Portanto, não deixe de amamentar. Quanto mais prolongado for o período do aleitamento, maior será a proteção tanto para você quanto para o seu bebê.

Fonte: http://www2.inca.gov.br/wps/wcm/connect/cancer/site/prevencao-fatores-de-risco/alimentacao/amamentacao


Galeria de imagens

No items found.

Veja também

Podem os implantes mamários causar o câncer de mama?

Recentemente foi identificada uma possível associação entre as popularmente conhecidas próteses mamárias (implantes mamários) e o desenvolvimento de um tipo muito raro de linfoma, chamado Linfoma anaplásico de grandes células.
saiba mais

Posso fazer mamografia se estiver amamentando?

Durante o primeiro trimestre da gestação a glândula mamária sofre um grande estímulo hormonal, portanto fique atenta.
saiba mais

O uso de protetor de tireoide é necessário para realizar a mamografia?

A dose de radiação para a tireoide durante uma mamografia é extremamente baixa (menor que 1% da dose recebida pela mama).
saiba mais