Blog

Na luta contra o câncer de mama, a melhor arma é a informação.

Faça sua busca no nosso blog.
31/3/2021
31 de Maio - Dia nacional da Saúde e Nutrição

O câncer é uma doença que não tem uma única causa, é multifatorial. E os chamados fatores de risco podem ser internos (como mutações genéticas, hormônios) e externos (medicamentos, alimentação, estilo de vida, sobrepeso e obesidade).

Apesar dos fatores internos, os genéticos,  desempenharem importante papel no desenvolvimento da doença, os fatores ambientais possuem uma grande interferência no desenvolvimento da doença.

O câncer pode ser diagnosticado muitos anos depois da exposição aos fatores de risco, portanto uma forma de diminuir o risco de desenvolvimento da doença é ter um estilo de vida mais saudável, incluindo uma alimentação equilibrada e com cuidados que podem diminuir o risco do desenvolvimento da doença.

Além de evitar alimentos ultraprocessados, que geralmente contem excesso de gordura e açúcar, seguem algumas dicas para uma  alimentação mais saudável.

O famoso arroz com feijão, prato típico brasileiro, é uma combinação muito saborosa e rica em nutrientes necessários para o seu organismo.

Recomenda-se a ingestão de pelo menos 3 porções de vegetais  ao dia. E de preferência os coloridos como cenoura, tomate, agrião, espinafre, abóbora, beterraba, etc. E quanto mais variado, mais diversidade de nutrientes e antioxidantes.

Os antioxidantes são substâncias que ajudam a proteger nossas células, evitam ou atrasam o envelhecimento celular, ajudam na recuperação e formação de novas células e ainda, favorecem o aumento da nossa imunidade.

As frutas também são ricas em antioxidantes, além de fornecerem vitaminas, minerais e fibras.

Aproveite a grande variedade de frutas que temos, como por exemplo banana, mamão, uva, laranja, mexerica, manga, abacate, açaí, entre muitas outras, e inclua pelo menos 2 tipos de frutas na sua alimentação, que pode ser uma sobremesa ou um lanche por exemplo.

Tente diminuir a ingestão de alimentos e bebidas com muitas calorias e pouquíssimos nutrientes, como refrigerantes, refrescos em pós ou em caixinha, comida chamada fast food (hambúrgueres, cachorro quente, pizza), os alimentos ultraprocessados como embutidos (salsicha, presunto, mortadela) salgadinho de pacote, bolacha recheada, bolo pronto de pacote. Esses alimentos possuem muita gordura e açúcar, que favorecem o ganho de peso, que é um fator de risco para o desenvolvimento do câncer. Evite excesso de bebidas alcoólicas, pois pode ser prejudicial ao seu organismo.

Evite ou consuma com moderação, as carnes vermelhas, você pode variar consumindo as carnes brancas, como frango e peixes.

Uma dica de ouro para o câncer de mama é a amamentação. Amamentar o bebe, além de protegê-lo do sobrepeso, obesidade e infecções, ainda é um fator de proteção para o câncer de mama. Portanto, se você puder, aproveite esse duplo benefício e amamente o seu bebê.\

A alimentação mais saudável protege o seu organismo, que fica muito mais preparado para se defender de possíveis doenças e o câncer é uma delas. Cuide do seu corpo e de você para ter mais saúde, qualidade de vida e longevidade.

Assine nossa news e receba nossas novidades
Thank you! Your submission has been received!
Oops! Something went wrong while submitting the form.