Blog

Na luta contra o câncer de mama, a melhor arma é a informação.

Faça sua busca no nosso blog.
15/11/2018
Direitos do paciente com câncer

Passar por um câncer é uma batalha dura. E são nesses momentos complicados que precisamos manter a calma e procurar os melhores caminhos.

Além das preocupações com a doença em si, frequentemente aparecem também os problemas financeiros, em razão de tratamentos em locais específicos, consultas com especialistas, exames, uso de medicamentos caros e, muitas vezes, afastamento do trabalho.

A BOA NOTÍCIA É QUE EXISTEM ENTIDADES QUE NOS AJUDAM A SUPERAR ESSES OBSTÁCULOS! UMA DELAS É A ABRALE.

A Associação Brasileira de Linfoma e Leucemia (ABRALE) desenvolveu uma cartilha completa com todos os direitos do paciente com câncer, que estão presentes na legislação brasileira, para nos auxiliar na busca por nossos direitos como pacientes oncológicos.

Direito a medicamentos gratuitos

MEDICAMENTOS USADOS DURANTE O TRATAMENTO DO CÂNCER DE MAMA SÃO OFERTADOS GRATUITAMENTE PELO SISTEMA ÚNICO DE SAÚDE (SUS), QUANDO HOUVER INDICAÇÃO MÉDICA PARA SEU USO.

Caso seu médico solicite a utilização de um fármaco que não esteja presente na lista do SUS, o próprio médico pode fazer um pedido especial para esse fornecimento. Essa solicitação leva até 30 dias para ser respondida e você receberá a resposta por e-mail ou telegrama.

Os remédios normalmente são solicitados diretamente pelos profissionais da saúde e retirados em locais específicos, indicados pelo SUS no e-mail ou telegrama que você receberá. Em caso de dúvida, informe-se no hospital ou ambulatório onde está recebendo tratamento ou na Secretaria Municipal de Saúde da região onde reside.

Nos casos de falta do medicamento, deve-se entrar em contato com a Ouvidoria do SUS ou com as Assistentes Sociais do local de atendimento.

Quer conhecer mais e melhor os seus direitos como paciente? Acesse a cartilha completa da ABRALE nesse link https://www.abrale.org.br/downloads/cartilha-direitos.pdf

 

Assine nossa news e receba nossas novidades
Thank you! Your submission has been received!
Oops! Something went wrong while submitting the form.