Blog

Na luta contra o câncer de mama, a melhor arma é a informação.

Faça sua busca no nosso blog.
28/11/2018
Conheça os direitos do paciente com câncer

Para informar sobre os direitos dos pacientes com câncer, a Associação Brasileira de Linfoma e Leucemia (ABRALE) desenvolveu uma cartilha completa.

Passar por um câncer é uma batalha dura. E são nesses momentos complicados que precisamos manter a calma e procurar os melhores caminhos.

Além das preocupações com a doença em si, frequentemente aparecem também os problemas financeiros, em razão de tratamentos em locais específicos, consultas com especialistas, exames, uso de medicamentos caros e, muitas vezes, afastamento do trabalho.

A BOA NOTÍCIA É QUE EXISTEM ENTIDADES QUE NOS AJUDAM ASUPERAR ESSES OBSTÁCULOS! UMA DELAS É A ABRALE.

A Associação Brasileira de Linfoma e Leucemia (ABRALE) desenvolveu uma cartilha completa com todos os direitos do paciente com câncer, que estão presentes nalegislação brasileira, para nos auxiliar na busca por nossos direitos comopacientes.

E um deles é o direito a medicamentos gratuitos.

MEDICAMENTOS USADOS DURANTE O TRATAMENTO DO CÂNCER DE MAMA SÃO OFERTADOS GRATUITAMENTE PELO SISTEMA ÚNICO DE SAÚDE (SUS), QUANDO HOUVER INDICAÇÃO MÉDICA PARA SEU USO.

Caso seu médico solicite a utilização de um medicamento que não esteja presente na listado SUS, o próprio médico pode fazer um pedido especial para esse fornecimento. Esse pedido leva até 30 dias para ser respondido e você receberá a resposta pore-mail ou telegrama.

Os medicamentos normalmente são solicitados diretamente pelos médicos e retirados em locais específicos, indicados pelo SUS no e-mail ou telegrama que você receberá. Em caso de dúvida, informe-se no hospital ou ambulatório onde estárecebendo tratamento ou na Secretaria Municipal de Saúde da região onde reside.

Nos casos de falta do medicamento, deve-se entrar em contato com a Ouvidoria do SUS ou com as Assistentes Sociais do local de atendimento.

Quer conhecer mais e melhor os seus direitos como paciente? Acesse a cartilha completa da ABRALE nesse link https://www.abrale.org.br/downloads/cartilha-direitos.pdf

 

Veja também
Assine nossa news e receba nossas novidades
Thank you! Your submission has been received!
Oops! Something went wrong while submitting the form.